Quando o “discurso do sujeito” não instala o sujeito do discurso: desafios para a implementação da BNCC de língua vernácula no ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02203

Keywords:

Dialogism. Discursive interaction. Social media.

Abstract

Neste artigo, o objetivo é discutir alguns desafios contemporâneos para o ensino formal do vernáculo no ensino médio considerando a tendência monologizante do que se compreende como engajamento em redes sociais digitais. Para isto, assume-se a “participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens” prevista na BNCC Ensino Médio de Língua Portuguesa como mote para problematização da latente contradição entre o que, do senso comum, compreende-se como “discurso do sujeito” e o que, do ponto de vista dialógico, se define como efetiva participação sociocultural, que instala sujeitos do discurso. A discussão está fundamentada no que se tem chamado Análise Dialógica do Discurso e é encaminhada em dois principais blocos. O primeiro constitui um breve ensaio acerca do primado histórico-social que subjaz ao quadro teórico mobilizado para definição do que se entende por língua/linguagem, enunciado concreto e sujeito do discurso. O segundo consiste numa reflexão especulativa em que se cotejam, por um lado, práticas contemporâneas de engajamento em redes sociais digitais e, por outro, o desafio para o ensino formal contribuir com a interação social responsável dos jovens nesse tipo de prática. A articulação desses dois blocos demonstra como o distanciamento do senso comum acerca do que seja “interagir socialmente” indica mecanismos enunciativo-discursivos para efetiva participação cultural. Assim, conclui-se que a BNCC para o vernáculo no ensino médio constitui não uma orientação prescritiva, mas uma diretriz propositiva que mira o compromisso ético dos atores implicados na esfera da educação formal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anderson Salvaterra Magalhães, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

References

BAKHTIN, M. M. A cultura popular da Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016a. p. 11-70.

BAKHTIN, M. M. Diálogo I. A questão do discurso dialógico. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016b. p. 113-124.

BAKHTIN, M. M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017. p. 57-80.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Parte II. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2000.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014.

Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm Acesso em: 28 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio. Brasília, 2018.

BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Tradução de Roberto Leiser Baronas e Fernanda Tonelli. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, ago./dez. 2011.

MAGALHÃES, A. S. Dos discursos que dão vida à língua: "diretas já" em perspectiva cognitivo-dialógica. In: BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C.; FRANCELINO, P. F. (org.). Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Campinas: Pontes, 2019. p. 97-122.

RECUERO, R. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v. 28, n. 68, p. 114-124, maio/ago. 2014.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTOS, V. L. C.; SANTOS, J. E. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. Holos, [S.l.], v. 6, p. 307-328, fev. 2014.

SILVA. A. P. P. F. As aparências enganam ou sobre dialogismo e redes sociais. Diálogos pertinentes – Revista Científica de Letras, v. 17, n. 2, p. 176-196, jul./dez. 2021.

SIPRIANO, B. F.; GONÇALVES, J. B. C. O conceito de vozes sociais na teoria bakhtiniana. Revista Diálogos. Relendo Bakhtin, v. 5, n. 1, p. 60-80, 2017.

VERMELHO, S. C.; VELHO, A. P. M.; BONKOVOSKI, A.; PIROLA, A. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 126, p. 179-196, jan./mar. 2014.

VERMELHO, S. C.; VELHO, A. P. M.; BERTONCELLO, V. Sobre o conceito de redes sociais e seus pesquisadores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 863-881, out./dez. 2015.

VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926). In: VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019a. p. 109-146.

VOLÓCHINOV, V. N. Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/língua (1930). In: VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019b. p. 234-265.

Published

2022-05-04

How to Cite

MAGALHÃES, A. S. Quando o “discurso do sujeito” não instala o sujeito do discurso: desafios para a implementação da BNCC de língua vernácula no ensino médio . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02203, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02203. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3865. Acesso em: 23 nov. 2024.