Análise textual dos discursos de criminalização do movimento "˜Ocupe Estelita"™ pelos textos jornalísticos em Pernambuco
Palavras-chave:
Ocupe Estelita, jornais de Pernambuco, Análise Textual dos DiscursosResumo
Buscamos compreender, com este trabalho, os mecanismos textuais pelos quais os discursos de criminalização do movimento Ocupe Estelita se processaram nos veículos jornalísticos de Pernambuco. Para tanto, apoiamo-nos no aporte teórico da Análise Textual dos Discursos desenvolvida por Jean-Michel Adam (2011). Através das categorias conceituais de unidades textuais de base, elaboradas por Adam (2011), analisaremos um corpus baseado no episódio em que o movimento em questão realizou uma manifestação que teve seu desfecho dentro do principal shopping de elite da cidade do Recife. Esta análise tem como propósito evidenciar como se dão os efeitos de criminalização e marginalização do Ocupe Estelita, de seus organizadores e daqueles que o apóiam. Após efetuar a análise nos dados, pudemos evidenciar que em todas as categorias textuais de nosso escopo há elementos de manipulação midiática, com o fim de formar uma opinião negativa da população em relação ao movimento em questão.
Downloads
Referências
ADAM, J-M. A linguística textual: introdução í análise textual dos discursos. Traduzido por Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRANDíO, H. N. Introdução í análise do discurso. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
DIíRIO DE PERNAMBUCO. Ocupe Estelita deve entrar com mandado de segurança para anular votação de plano urbanístico. Disponível em: <http://www.diariod epernambuco.com.br/app/noticia/vidaurbana/2015/05/05/interna_vidaurbana,574992/ocupe-estelita-deve-entrar-com-mandado-de-seguranca-para-anular-votacao-de-plano-urbanistico.sht ml>. Acesso em: 2 jul. 2015.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 2001.
FOLHA DE PERNAMBUCO. Protesto contra sanção de plano urbanístico termina com ocupação de shopping no Pina. Disponível em: <http://www.folhape.com.br/c ms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2015/05/0036.html>. Acesso em: 2 jul. 2015.
HERMAN, E. S; CHOMSKY, N. Manufacturing Consent: the political economy of the mass Media. New York: Pantheon Books, 1988.
JORNAL DO COMÉRCIO. Ativistas do movimento Ocupe Estelita realizam passeata até a Zona Sul. Disponível em: <http://m.jc.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuc o/noticia/2015/05/05/ativistas-do-movimento-ocupe-estelita-realizam-passeata-ate-a-zona-sul-179880.php> Acesso em: 02 jul. 2015.
KILIAN, C.; FLÔRES, O. C. Análise textual do discurso: uma introdução ao modelo proposto por Jean-Michel Adam. Disponível em: <http://www.unifra.br/even tos/inletras2012/Trabalhos/4648.pdf.>. Acesso em: 02 jul. 2015.
KOCH, I. V. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
______; BENTES, A C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.