RELACIONANDO TEORIA VERSUS PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN

um estudo das polí­ticas públicas para o idoso no municí­pio de São José do Seridó/RN

Autores

  • Josimar Araujo Medeiros SEEC - RN
  • João Eduardo Azevêdo da Costa

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metodologia Ativa, Terceira Idade, Contextualização

Resumo

O projeto a Pesquisa como Estratégia Metodológica no Ensino da Geografia Escolar (PEMEGE), objetivou contribuir para que os alunos compreendessem, a partir da discussão sobre envelhecimento da população brasileira, as polí­ticas públicas existentes no municí­pio, cujo foco é o atendimento das demandas da população idosa. Para o desenvolvimento, realizaram-se aulas expositivas dialogadas e discussão sobre "Senilidade, bem-estar e polí­ticas públicas" contido no livro. Doravante, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas sobre a temática: polí­ticas públicas voltadas ao bem-estar do idoso na municipalidade, com representantes de secretarias municipais. Por fim, a culminância do trabalho, evento realizaod no auditório da Unidade de Ensino, em que os discentes apresentaram os resultados das pesquisas, para a comunidade escolar. O itinerário do trabalho, representa uma contribuição para o meio acadêmico e profissional da Geografia escolar, pela forma sutil de articulação entre teoria e prática, concorrendo para que o objetivo delineado fosse alcançado. Logo, representa uma proposta habilitada à replicação no ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZAMBUJA, L. D. Trabalho de campo e ensino de Geografia. Geosul, Florianópolis, v. 27, n. 54, p 181-195, jul./dez. 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). ENSINO MÉDIO, 2017.

BRASIL. GOVERNO DO ESTADO DO RIO
GRANDE DO NORTE. Referências básicas para a organização do trabalho pedagógico das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte. São Paulo: VUNESP, 2018.

CAVALCANTI, L. S. Trabalho Docente em Geografia, Jovens Escolares e Práticas Espaciais Cotidianas. In: O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2015. p. 109-128.

DEMO, Pedro. O Desafio de Educar pela Pesquisa na Educação Básica. In: Educar Pela Pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 5 – 53. (Coleção educação contemporânea).

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S.
N. Os princí­pios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Themav. Lajeado/RS, 14, n. 1, 2017. Disponí­vel em:< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4117719/ mod_resource/content/1/Os%20princ%C3%ADpi os%20das%20metodologias%20ativas%20de%20 ensino%20abordagem%20te%C3%B3rica.pdf>. Acesso em 29 de julho de 2020.

FARIAS, R, C. O trabalho de campo na perspectiva de ensino de geografia: uma revisão crí­tica a partir do cenário internacional. Revista Brasileira de
Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 181-198, jan./jun., 2019.

KLUG, A. Q.; MOLIN, L. C; DIAS, L. C.
Ensinar pela pesquisa: a educação geográfica e o papel do professor-pesquisador. Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia. v. 6, n. 11., p. 65-78, 2015.

LIBÂNEO, J. C. O Planejamento Escolar. In: Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 245-273.

MAFRA, V. P.; FLORES, D. A. C. Trabalho
de campo no ensino da geografia na educação básica: dificuldades e desafios para professores.
Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 6-16, jul./dez.
2017.

MEDEIROS, J. A. O ensino de Geografia pautado nas fragilidades socioambientais e socioeconômicas de áreas de ocorrência da desertificação no semiárido brasileiro: 21 anos do Projeto Plantar. Revista GEOTemas. Pau dos Ferros, RN, v. 09, 2019. p. 59-76.

MEDEIROS, J. A.; AZEVEDO, B. K. G. O
ensino de Geografia numa perspectiva teórico-prática: um estudo das plantas nativas da caatinga. São José do Seridó/RN: Editora dos autores, 2020.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORAIS, I. R. D; GARCIA, T. C. M.; SANTOS SOBRINHO, D. M. (Org.). Ensino
de Geografia: ensino e práticas. Natal: EDUFRN, 2014.

OLIVEIRA, A.M. A. O ensino de geografia no ensino médio: uma problematização Graduando em Geografia pelo CAMEAM/UERN. In: 1º Encontro Regional de Sustentabilidade e Polí­ticas Públicas: Recursos Hí­dricos e Programas Sociais no Território do Semiárido/1º ERESPP Semiárido. Pau dos Ferros/RN. Anais, 2017.

PAZ, O. L. S. Aula de campo como um encaminhamento metodológico no processo de ensino-aprendizagem: aplicações a partir da geografia do cotidiano e do custo zero.
Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 242-267,
2018.

REGO, N; SUERTEGARY, D.; HEIDRICH,
A. Geografia e educação: geração de

ambivalências. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2000.

SILVEIRA, R. M. P.; CRESTANI, D. M.;
FRICK, E. C. L. Aula de campo como prática pedagógica no ensino de geografia para o ensino fundamental: proposta metodológica e estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Geográfica. Campinas/SP. v. 4, n. 7, p. 125-142, 2014.

SILVA, I. J.; MACÊDO, H. C. O ensino de
geografia e a convivência com o semiárido: estratégias didático-pedagógicas. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO -
CONIDIS. Campina Grande/PB. Anais, 2017.

SILVA, A. M. S. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 130-141, jul./dez., 2018.

SILVA, E. A. C.; FURQUIM JÚNIOR, L.
Geografia em rede, 2º ano Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: FTD, 2016.

SILVA, F. E. S.; PINHEIRO, J. Geografia
acadêmica e geografia escolar: a pesquisa como ponto de coesão. In: STANLEY BRAZ DE OLIVEIRA, S. B.; COSTA SOBRINHO,
E. F. R.; WERTON FRANCISCO RIOS DA (Orgs.). Ensino de Geografia. São Raimundo Nonato/PI: FAM, 2018. p. 164-177.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. Editora São Paulo: Cortez; 1996.

TUAN, YI-FU. Topofilia: Um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Araujo Medeiros, J., & Eduardo Azevêdo da Costa, J. (2021). RELACIONANDO TEORIA VERSUS PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN : um estudo das polí­ticas públicas para o idoso no municí­pio de São José do Seridó/RN. PENSAR GEOGRAFIA, 5(2), 126–138. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3667