RELACIONANDO TEORIA VERSUS PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN
um estudo das políticas públicas para o idoso no município de São José do Seridó/RN
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Metodologia Ativa, Terceira Idade, ContextualizaçãoResumen
O projeto a Pesquisa como Estratégia Metodológica no Ensino da Geografia Escolar (PEMEGE), objetivou contribuir para que os alunos compreendessem, a partir da discussão sobre envelhecimento da população brasileira, as políticas públicas existentes no município, cujo foco é o atendimento das demandas da população idosa. Para o desenvolvimento, realizaram-se aulas expositivas dialogadas e discussão sobre "Senilidade, bem-estar e políticas públicas" contido no livro. Doravante, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas sobre a temática: políticas públicas voltadas ao bem-estar do idoso na municipalidade, com representantes de secretarias municipais. Por fim, a culminância do trabalho, evento realizaod no auditório da Unidade de Ensino, em que os discentes apresentaram os resultados das pesquisas, para a comunidade escolar. O itinerário do trabalho, representa uma contribuição para o meio acadêmico e profissional da Geografia escolar, pela forma sutil de articulação entre teoria e prática, concorrendo para que o objetivo delineado fosse alcançado. Logo, representa uma proposta habilitada à replicação no ensino de Geografia.
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