A CENTRALIDADE ESPACIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930: O COLEGIO PEDRO II E O CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6574

Palabras clave:

Centralidade, Escola, Espaço

Resumen

O presente artigo tem o propósito de mostrar como a educação passa a ganhar destaque, principalmente na década de 1930, a partir de dois fenômenos fundamentais : a Exposição de Arquitetura Escolar e o movimento da Cruzada Nacional de Educação. A partir de uma análise multiescalar, torna-se possível articular os dois fenômenos a um debate espacial e geográfico. Enquanto a arquitetura escolar enfatiza o espaço da escola, a Cruzada busca consagrar-se como movimento nacional, pontilhando o território brasileiro com escolas para alfabetização da população. Alterando, mais uma vez, a escala geográfica de análise, chegamos ao Colégio Pedro II, instituição localizada na área central da cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal, buscando analisá-la a partir de uma dimensão espacializante, principalmente a partir do tripé espaço-espacialidade-centralidade. A ideia de centralidade acaba por manifestar-se de diversas formas, o que foi mostrado a partir da metodologia adotada para este artigo : a análise do jornal A Noite e o Livro de Termos do Colégio Pedro II, equivalente ao atual Livro de Matrículas, são documentos privilegiados e que muito guardam sobre o debate espacial e geográfico.

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Biografía del autor/a

Giam Carmine Cupello Miceli, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009), Pós-Graduação (especialização) em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013-2015). Doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense (ingresso em 2022) e membro do GERASOES - Geo-grafias escolares, Espaço e Experiências. Professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, RJ.

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Carmine Cupello Miceli, G. (2024). A CENTRALIDADE ESPACIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930: O COLEGIO PEDRO II E O CENTRO DO RIO DE JANEIRO . PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e82024013. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6574

Número

Sección

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia

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