A CENTRALIDADE ESPACIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930: O COLEGIO PEDRO II E O CENTRO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6574Palavras-chave:
Centralidade, Escola, EspaçoResumo
O presente artigo tem o propósito de mostrar como a educação passa a ganhar destaque, principalmente na década de 1930, a partir de dois fenômenos fundamentais : a Exposição de Arquitetura Escolar e o movimento da Cruzada Nacional de Educação. A partir de uma análise multiescalar, torna-se possível articular os dois fenômenos a um debate espacial e geográfico. Enquanto a arquitetura escolar enfatiza o espaço da escola, a Cruzada busca consagrar-se como movimento nacional, pontilhando o território brasileiro com escolas para alfabetização da população. Alterando, mais uma vez, a escala geográfica de análise, chegamos ao Colégio Pedro II, instituição localizada na área central da cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal, buscando analisá-la a partir de uma dimensão espacializante, principalmente a partir do tripé espaço-espacialidade-centralidade. A ideia de centralidade acaba por manifestar-se de diversas formas, o que foi mostrado a partir da metodologia adotada para este artigo : a análise do jornal A Noite e o Livro de Termos do Colégio Pedro II, equivalente ao atual Livro de Matrículas, são documentos privilegiados e que muito guardam sobre o debate espacial e geográfico.
Downloads
Referências
GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidade : a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo : Iglu, 2004.
GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Abordagem do envelhecimento da população sob a perspectiva da escala geográfica. In : CAVALCANTI, Lana de Souza ; SANTOS, Leovan Alves (Orgs.). Escala e ensino de Geografia. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2020.
MICELI, Giam C. C. O processo de espacialização do ensino secundário no estado do Rio de Janeiro (1931-1942): uma análise histórica e geográfica. Dissertação de Mestrado. Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2015.
NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira ; SILVA, Luan Carmo da ; BUENO, Miriam Aparecida. Escala e generalização : prerrogativas para o ensino de Geografia. In : CAVALCANTI, Lana de Souza ; SANTOS, Leovan Alves (Orgs.). Escala e ensino de Geografia. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2020.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São
Paulo: Ed. USP, 2008.
SANTOS, Noronha. As freguesias do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Edições o Cruzeiro, 1965.
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos; ANDRADE, Vera Lucia Cabana de Queiroz. Colégio Pedro II: A trajetória de seus uniformes escolares na memória coletiva da cidade. Rio de Janeiro: Mauad, Faperj, 2016.
SOUZA, Marcelo Lopes de. A expulsão do paraíso. O « paradigma da complexidade » e o desenvolvimento sócio-espacial. In : CASTRO, Iná Elias de ; GOMES, Paulo Cesar da Costa ; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Explorações geográficas : percursos no fim do século. 2a ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giam Carmine Cupello Miceli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.