FORMANDO DOCENTES PARA FORMAR DISCENTES MAPEADORES E LEITORES DE MAPAS: A MAQUETE DA SALA DE AULA

Autores

  • Paulo Sérgio Cunha Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Aparecida Tomaz Diniz Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Linguagem cartográfica; Maquete; Formação Docente.

Resumo

Este estudo resulta de uma oficina realizada no componente curricular Geografia II na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. A prática formativa se deu na modalidade de ensino remoto e procurou realçar a importância da reflexão sobre as metodologias adotadas em sala de aula no processo de formação docente que viabilize o ensino da linguagem cartográfica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim, o estudo objetiva relatar a realização da oficina, as etapas e as aprendizagens que a confecção da maquete pode desencadear no campo da representação espacial. nos primeiros anos de escolarização. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de os professores da Educação Básica, a partir de uma mediação efetiva, trabalharem a linguagem cartográfica, utilizando metodologias que coloquem o aluno na posição de construtor do seu conhecimento cartográfico. Constatou-se que a maquete constitui-se em uma representação cartográfica importante no desenvolvimento de aprendizagens, como : orientação, localização, pontos de referência, eixos das coordenadas, proporcionalidade, pontos de vista da observação, simbolização etc. Contribuindo, sobremaneira, para a passagem do plano tridimensional ao bidimensional.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Cunha Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em em Geografia pela UFPE, Professor Associado III da UEAD/CH/UFCG, e-mail: pscunhafarias@hotmail.com

Aparecida Tomaz Diniz, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia da UAED/CH/UFCG, monitora do componente curricular Geografia I na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamenta, e-mail: aparecidasouzaeu@gmail.com

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Cunha Farias, P. S., & Tomaz Diniz, A. (2024). FORMANDO DOCENTES PARA FORMAR DISCENTES MAPEADORES E LEITORES DE MAPAS: A MAQUETE DA SALA DE AULA. PENSAR GEOGRAFIA, 7(1), e7202404. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/4816

Edição

Seção

Artigos