CONCEITOS, ÍNDICES E FATORES ACERCA DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.5169

Palavras-chave:

Evasão no Ensino Superior, Licenciatura em Geografia, Universidades Estaduais do Paraná.

Resumo

RESUMO: A evasão nos cursos de licenciatura é desafio para as IES e demanda compreensão multifatorial (pessoal, social, econômico, cultural e institucional), alicerçado em estudos que atentem as particularidades de cada curso. O objetivo da pesquisa foi analisar e compreender a evasão nos cursos de licenciatura em Geografia nas universidades estaduais do Paraná,  no caso, especificamente dos cursos de Geografia oferecidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa, de caráter quali-quantitativa, assume a forma de estudo de caso. O foco da análise esteve pautado na perspectiva dos discentes evadidos, com enfoque temporal de 2010 a 2018. Nessa perspectiva, 554 evadidos participaram da pesquisa através de entrevista/questionário semiaberto, mediante contato via telefone e redes sociais (Facebook, Instagram, e-mail e WhatsApp). Com base nos retornos, de maneira geral, 51,4% dos respondentes citaram fatores individuais para evadir. Conforme a ordem de importância, foram citados os fatores: 1º) difícil equacionamento entre os encargos do trabalho e as tarefas decorrentes dos estudos na universidade, 2º) desencanto/desinformação com o curso de graduação escolhido, falta de interesse em continuar na universidade, 3º) a obtenção da vaga no curso de Geografia/licenciatura ter sido decorrência de segunda opção no concurso vestibular.

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Biografia do Autor

Marilene Wilhelm, UNIOESTE

Pedagoga/Professora de Geografia, Pós graduada em Neuroaprendizagem e Tecnologia da Informação na educação,  Doutoranda em Geografia pela UNIOESTE/ Francisco Beltrão/PR, Linha Educação e Ensino. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e da Linha/Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO), cadastrado junto à UNIOESTE, número 34953/2011.

 

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, UNIOESTE

Doutora em Geografia, professora do Colegiado de Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia - Mestrado/Doutorado no campus de Francisco Beltrão, ambos da UNIOESTE. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e da Linha/Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO), cadastrado junto à UNIOESTE, número 34953/2011.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Wilhelm, M., & Szumilo Schlosser, M. T. (2024). CONCEITOS, ÍNDICES E FATORES ACERCA DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ. PENSAR GEOGRAFIA, 7(1), e7202409. https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.5169

Edição

Seção

Artigos