ENSAIAR A RESTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE PELO ESPAÇO ESCOLAR NAS CONFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6484

Palavras-chave:

Espaço escolar, Estágio supervisionado, Formação docente em geografia

Resumo

O presente artigo versa sobre o espaço escolar como dimensão central na possibilidade de restituição da experiência na formação docente, desde uma aposta na confluência Universidade-escola no estágio supervisionado. Para nos aproximarmos desse objetivo, mobilizamos referencial teórico que trata do empobrecimento e expropriação da experiência no contexto da sociedade contemporânea e da educação implicada. Nos valemos, para este fim, das elaborações de Benjamin (1996), Agamben (2005) e Larrosa (2002; 2017). No que tange a produção do lugar-escola como horizonte para possibilidades de experiências formativas docentes, mobilizamos referenciais de Massey (2012), Azanha (2011) e Carlos (1996). Para contemplar teoricamente e metodologicamente o momento do estágio supervisionado em Geografia, nos apoiamos em Bezerra e Lopes (2022) e Bonomo (2022; 2023). O estudo aciona a rememoração de experiências de estagiários e estagiárias em geografia e suas narrativas desde a escolhas de temáticas de pesquisa ao longo do curso desse componente curricular, configurando o caminho metodológico percorrido de investigação na formação docente. As narrativas evidenciaram um desdobrar-se sobre/com o lugar-escola como vereda para suspensão da mera descrição, informação ou opinião, no horizonte da superação da sua simples vivência, posicionando trajetórias formativas de professoras e professoras, entre a programação e irrupção, entre a alienação e a insurgência, tecendo sentidos de práxis coletiva para uma dimensão pública da educação em geografia.

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Biografia do Autor

Lorena Lopes Pereira Bonomo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede nacional (PROFGEO). Líder e Pesquisadora do NIESBF/CNPQ e do GEPEMC/UFF. Coordenadora do CRIAS - Ateliê de Geografia das Infâncias da Baixada Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, quando foi bolsista do grupo especial de treinamento - PET/CAPES e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no campo de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Pesquisadora na área de teoria, prática e método na Educação em geografia. 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Lopes Pereira Bonomo, L. (2024). ENSAIAR A RESTITUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE PELO ESPAÇO ESCOLAR NAS CONFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA . PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202402. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6484

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia

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