PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ESTÁGIO DE LETRAS-INGLÊS SOBRE O USO DO MÉTODO FÔNICO SINTÉTICO

Autores

  • Ronaldo Pereira de Oliveira
  • Ronaldo Mangueira Lima Júnior

Palavras-chave:

Método fônico, Ensino, Inglês como lí­ngua estrangeira

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar as perspectivas que alunos de LetrasInglês da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm sobre a possí­vel aplicação do método fônico sintético em suas aulas. Os participantes eram todos alunos de semestres finais com ou sem experiência como professor. Para a coleta de dados, foi gravado um ví­deo explanatório sobre o método fônico sintético e como ele poderia ser utilizado em aulas de inglês como lí­ngua estrangeira (inglês-LE), e apresentado aos oito participantes. Após assistirem ao ví­deo, no qual o método fônico era apresentado e demonstrado, os alunos responderam a um questionário sobre aspectos relevantes do método e do seu uso em aulas de inglês-LE. Os resultados indicam que os alunos acreditam na eficácia das técnicas apresentadas como uma maneira apropriada de se ensinar de maneira formal e explí­cita as correspondências grafofônicas do inglês em um contexto de inglês-LE. Ademais, os participantes parecem defender a implementação do método fônico sintético de maneira permanente no ensino de inglês-LE, principalmente nos estágios iniciais.

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Biografia do Autor

Ronaldo Pereira de Oliveira

Graduando em Letras Inglês pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Ronaldo Mangueira Lima Júnior

Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará – UFC.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, R. P. de; LIMA JÚNIOR, R. M. . PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ESTÁGIO DE LETRAS-INGLÊS SOBRE O USO DO MÉTODO FÔNICO SINTÉTICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 1, p. 99–125, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/152. Acesso em: 22 dez. 2024.