EXEMPLARES VOCÁLICOS DE PROFESSORES POTIGUARES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Mots-clés :
Interfonologia, Português brasileiro, Inglês língua estrangeiraRésumé
O estudo tem por objetivo comparar acusticamente as vogais anteriores do Português Brasileiro (PB) com as vogais correlatas do Inglês Língua Estrangeira (ILE) produzidas por professores de Inglês no oeste do Rio Grande do Norte. Analisamos as vogais [i, e, É›] do PB e [i, ɪ, É›, æ] do ILE. No referencial teórico, apresentamos uma revisão da literatura envolvendo a pesquisa acústica da interfonologia português-inglês. Procedimentos metodológicos envolveram a reanálise de dados coletados no estudo de Barboza (2008), cuja metodologia envolveu a produção de vogais anteriores tônicas, entre consoantes plosivas, em palavras dissílabas com acento na primeira sílaba no PB, e palavras monossílabas no Inglês, inseridas nas frases-veículos "X. Diga X alto" e "X. Say X again". A análise dos sons vocálicos obtidos através dos experimentos acima caracterizouse pela obtenção dos valores de F1, F2 e da duração das vogais supracitadas. Os resultados indicaram significativa sobreposição espectral entre as vogais [i] do PB e [i] do ILE, [e] do PB e [ɪ] do ILE bem como entre as vogais [É›] do PB e [É›, æ] do ILE, observando diferenças produzidas na variável de duração das vogais.
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Références
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© Abraão Medeiros da Silva, Clerton Luiz Felix Barboza, Mylani Nathalini Dantas Costa 2015
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