LEITURA DE POEMAS NO ENSINO BÁSICO

Auteurs

  • Daniel Sousa Morais
  • Jeová Rocha de Mendonça

Mots-clés :

Poesia, Ensino básico, Michael Riffaterre

Résumé

O artigo revisa a utilização de poemas na escola fundamental, desaprovando a leitura utilitário-pedagógica, comumente empregada por alguns livros e/ou professores desta etapa da educação brasileira, para destacar, por outro lado, a importância de uma abordagem deste gênero textual a partir da perspectiva de sua linguagem e organização estética. Para tanto, apresenta como ferramenta metodológica o conceito de "Significância" elaborado por Michael Riffaterre e, com ele, faz a leitura de dois poemas de Vinicius de Moraes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daniel Sousa Morais

Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Mestrando em Linguí­stica no Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica da Universidade Federal da Paraí­ba (PROLING/UFPB).

Jeová Rocha de Mendonça

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado da UFPB.

Références

CANDIDO, Antonio. (2006). O direito í literatura. In: Vários Escritos. São Paulo & Rio de Janeiro: Duas Cidades. 274 p. ISBN: 8588777428

CANDIDO, Antonio. (2004). O estudo analí­tico do poema. 6. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas. 161p. ISBN: 8598292958.

COELHO, Nelly Novaes. (1984). A literatura infantil: histórias, teoria, análise. 3. ed. São Paulo: Edições Quiron ltda. 287 p. ISBN: 8516026310.

COUTINHO, Afrânio. (2008). "Gênero lí­rico". In: Notas de teoria literária. Petrópolis: Vozes. 128 p. ISBN: 8532637477.

D"™ONOFRIO, Salvatore. (1995). Teoria do texto 2: teoria da lí­rica e do drama. São Paulo: Editora ítica. 240 p. ISBN 8508054548

GEBARA, Ana Elvira Luciano. (2011). A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. 2. ed. São Paulo: Cortez. 192 p. ISBN: 8524919094.

PALO, Maria José; OLIVEIRA Maria Rosa D. (1986). Literatura Infantil. São Paulo: ítica. 80 p. ISBN: 8508103050.

RIFFATERRE, Michael. (1978). The poem"™s significance. In.: Semiotics of poetry. Indiana (USA): Methuen. p.1 – 22. 213p. ISBN: 0416732003

ROSENBLATT, Louise M. (1974). The reader, the text, the poem: the transactional theory of the literary work. Illinois: Southern Illinois University Press. 211 p. ISBN: 0809318059.

SARA, Leite. Leitor cooperante. E-dicionário de termos literários. Disponí­vel em:<http://www.edtl.com.pt/idex.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=897&ltemid=2>. Acesso em: 02 de maio de 2012.

SHELLEY, Percy Bysshe. (2008). Uma defesa da poesia e outros ensaios. Trad. Fabio Cyrino e Marcella Furtado. São Paulo: Editora Landmark. 144 p. ISBN: 85887.

Téléchargements

Publiée

2015-06-30

Comment citer

MORAIS, D. S.; MENDONÇA, J. R. de . LEITURA DE POEMAS NO ENSINO BÁSICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 1, p. 73–93, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/99. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Belas Letras