O ritmo no e pelo discurso

Autores

  • Daiane Neumann Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02209

Palavras-chave:

Ritmo, Antropologia histórica da linguagem, Discurso

Resumo

Neste artigo, discute-se a noção de ritmo, conforme concebida por Henri Meschonnic, como interpretante antropológico. Para fazê-lo, parte-se da noção resgatada por Émile Benveniste, no texto “A noção de ‘ritmo’ em sua expressão linguística”. Nesse texto, o linguista remonta aos gregos, a fim de reconstruir semanticamente a noção e constata que o ritmo como o conhecemos hoje nasce do pensamento platônico. Essa problematização é retomada por Meschonnic em Critique du rythme: une anthropologie historique du langage, ao debruçar-se sobre tal noção, a partir da consideração da linguagem enquanto uma antropologia histórica. O ritmo é tomado, assim, em relação estreita com o discurso, com a subjetividade.          

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Biografia do Autor

Daiane Neumann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

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Publicado

2022-10-30

Como Citar

NEUMANN, D. . O ritmo no e pelo discurso. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02209, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02209. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4072. Acesso em: 5 nov. 2024.