“Respétame”: desconstruindo narrativas patriarcais nas aulas de língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02518Palavras-chave:
Pedagogia decolonial, Ensino de Língua Espanhola., Machismo.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes acerca das temáticas do machismo e do feminismo, em aulas de Língua Espanhola. Para isso, utilizamos o gênero textual meme como recurso mediador da nossa prática pedagógica, por considerarmos o seu caráter crítico e por ser um gênero apreciado pelos jovens, propagado com veemência nas redes sociais. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º período do curso de Mecânica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com a participação de estudantes, em sua maioria, do sexo masculino. Consideramos tal fator relevante para a pesquisa, haja vista que revela olhares e percepções significativas dos participantes acerca das temáticas feministas, no âmbito do ensino da língua adicional, no curso técnico em questão. Metodologicamente, este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação (Tripp, 2005), em que buscamos uma transformação positiva da realidade analisada. Ademais, utilizamos o método qualitativo, tendo em vista as características discursivas e dialógicas da nossa investigação. Os aportes teóricos utilizados versam sobre a decolonialidade (Quijano, 1999; Grosfoguel, 2016; Walsh, 2013), sobre a teoria do afeto (Spinoza, 2009) e sobre o feminismo (Davis, 2016; Adichie, 2015, Kilomba, 2019). A partir da análise dos memes, verificamos que houve uma tomada de consciência em relação às estruturas da sociedade, assumidamente machistas, o que implicou não apenas no reconhecimento destes problemas, mas, principalmente, no trabalho voltado à transformação de consciências e narrativas.
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