“Respétame”: desconstruindo narrativas patriarcais nas aulas de língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02518

Palavras-chave:

Pedagogia decolonial, Ensino de Língua Espanhola., Machismo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes acerca das temáticas do machismo e do feminismo, em aulas de Língua Espanhola. Para isso, utilizamos o gênero textual meme como recurso mediador da nossa prática pedagógica, por considerarmos o seu caráter crítico e por ser um gênero apreciado pelos jovens, propagado com veemência nas redes sociais. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º período do curso de Mecânica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com a participação de estudantes, em sua maioria, do sexo masculino. Consideramos tal fator relevante para a pesquisa, haja vista que revela olhares e percepções significativas dos participantes acerca das temáticas feministas, no âmbito do ensino da língua adicional, no curso técnico em questão. Metodologicamente, este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação (Tripp, 2005), em que buscamos uma transformação positiva da realidade analisada. Ademais, utilizamos o método qualitativo, tendo em vista as características discursivas e dialógicas da nossa investigação. Os aportes teóricos utilizados versam sobre a decolonialidade (Quijano, 1999; Grosfoguel, 2016; Walsh, 2013), sobre a teoria do afeto (Spinoza, 2009) e sobre o feminismo (Davis, 2016; Adichie, 2015, Kilomba, 2019). A partir da análise dos memes, verificamos que houve uma tomada de consciência em relação às estruturas da sociedade, assumidamente machistas, o que implicou não apenas no reconhecimento destes problemas, mas, principalmente, no trabalho voltado à transformação de consciências e narrativas. 

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Biografia do Autor

Julia Medeiros de Omena, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestra em Linguística  pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de A. C. Simões. Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Educação e Transculturalidade.

Natália Luczkiewicz da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Linguística  pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de A. C. Simões. Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Educação e Transculturalidade.

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de A. C. Simões. Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Educação e Transculturalidade.

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Publicado

22-10-2025

Como Citar

OMENA, Julia Medeiros de; SILVA, Natália Luczkiewicz da; MENICONI, Flávia Colen. “Respétame”: desconstruindo narrativas patriarcais nas aulas de língua espanhola. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02518, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02518. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7194. Acesso em: 5 dez. 2025.

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