Indícios de aparelhamento psicológico em artigos acadêmicos de pediatria e administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02202

Palavras-chave:

Teoria da primação lexical., Linguística de corpus., Escrita acadêmica.

Resumo

A teoria do aparelhamento ou primação lexical formulada pelo professor e pesquisador britânico Michael Hoey (Lexical priming: A new theory of words and language; Abingdon, UK: Routledge, 2005) propõe que a configuração das línguas resulta de processos mentais individuais alimentados por encontros entre indivíduos e palavras. Conforme a teoria, experiências prévias preparam, aparelham ou primam os usuários das línguas a empregar certas palavras e outros recursos linguísticos em determinados contextos, domínios e gêneros textuais. Este trabalho teve como objetivo explorar a relação entre aparelhamento psicológico (psychological priming) – elemento central da teoria – e variação disciplinar, com foco na escrita acadêmica em português. Para tanto, foram compilados dois corpora especializados. O primeiro é composto por 24 artigos publicados na Revista Paulista de Pediatria; o segundo, por 24 artigos da Revista de Administração de Empresas. Com o auxílio de ferramentas de programas de análise linguística, foram estudados aspectos colocacionais, semânticos e distributivos de duas palavras-chave comuns a ambos os corpora: estudo e pesquisa. Como resultado, observaram-se diferenças entre os dados de pediatria e administração. Todavia, ao passo que as diferenças relativas a pesquisa são bem marcadas, as diferenças relativas a estudo são um pouco mais sutis. Os resultados mostram a relevância do fator campo de conhecimento ou disciplina para o aparelhamento psicológico de autores de artigos acadêmicos em língua portuguesa. Ainda, indicam a existência de palavras mais e menos propensas a assumir comportamentos distintos em disciplinas diversas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Moura Lima de Aragão, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC)

Professor de Comunicação no Centro Paula Souza (CPS). Mestre em Letras e e doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

ARAGÃO, R. M. L. de. Indícios de aparelhamento psicológico em artigos acadêmicos de pediatria e administração. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02202, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02202. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3893. Acesso em: 4 dez. 2024.