Faça o que eu digo e faça o que eu faço: reflexões teóricas sobre estratégias da argumentação
Mots-clés :
Argumentação, Convencimento, PersuasãoRésumé
Este artigo discute no campo teórico algumas estratégias argumentativas para alcançar os objetivos centrais de toda argumentação: o convencimento e a persuasão. Recorremos a Perelman e Tyteca (2005) e Garcia (1995) para a discussão sobre audiências e argumentações formais e informais. A Carraher (1983) vinculamos a discussão sobre a necessidade do senso crítico necessário diante de toda argumentação. Charaudeau (2006) utilizamos sua contribuição ao tratar sobre a articulação entre a emoção e a verdade nas argumentações jornalísticas e publicitárias. Pretendemos, com esse trabalho, encaminhar uma reflexão sobre como repousam subliminarmente as estratégias argumentativas e de que forma podem lograr êxito perante suas audiências.
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Références
CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. 16. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1995.
PERELMAN & TYTECA, C.; OLBRECHTS-TYTECA; L. Tratado da argumentação. A Nova Retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
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