Escrit(ur)as de si e o espaço do/no papel-cela: necessidade e (im)possibilidade de dizer(-se)

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DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02313

Mots-clés :

Arquivo. Escrit(ur)a de si. Memória. Cárcere. Modos de subjetivação.

Résumé

Neste estudo apresento um olhar sobre a constituição de arquivos, de memórias e de corpora, a partir de uma perspectiva discursiva e desconstrutivista com o apoio de algumas noções da psicanálise, com base em Coracini (2007; 2010), Achard (1999), Derrida (2001), Foucault (1977), Guilhaumou e Maldidier (2014) e Robin (2016), por meio da análise de escrit(ur)as de si extraídas da coletânea "Textos no cárcere", que reúne textos produzidos por sujeitos-autores da Penitenciária Agrícola de Chapecó/SC.  Dentre as possíveis leituras construídas pelos gestos de interpretação, destaco que a maioria dessas materialidades discursivas tem como característica predominante a escrit(ur)a em primeira pessoa do singular, carregando os dizeres com diferentes modos de subjetivação, revelando por vezes o assujeitamento, marcado pelo conformismo, silenciamento, recalque e espera e, em outros momentos, apontam para sujeitos que não veem o cárcere como espaço do seu dizer porque revelam resistência, tomando a escrita como espaço para denunciar e questionar, pois têm no papel-cela o lugar da contraidentificação e/ou do phármakon derridiano.

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Biographie de l'auteur

Mary Stela Surdi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista do programa UNIEDU/FUMDES/Pós-graduação.

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Publiée

2023-07-17

Comment citer

SURDI, M. S. Escrit(ur)as de si e o espaço do/no papel-cela: necessidade e (im)possibilidade de dizer(-se). Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02313, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02313. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4709. Acesso em: 21 nov. 2024.