A GEOGRAFIA POTIGUAR INVISIBILIZADA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6318Keywords:
Geografia do Rio Grande do Norte; Lugar; Ensino de Geografia.Abstract
Em um mundo cada vez mais globalizado, mostrar a importância do Lugar para a formação crítica de cada cidadão se torna imprescindível. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é mostrar a importância que a Geografia do Rio Grande do Norte tem para o aprendizado de alunos do ensino médio, visto que é através dessa abordagem que se pode formar cidadãos potiguares capazes de interpretar os fenômenos geográficos que acontecem no seu dia a dia. A pesquisa bibliográfica esteve baseada em autores que discutem sobre aimportância do estudo do conceito de lugar na Geografia e em autores potiguares que ratificam a importância do estudo da Geografia do RN no ambiente escolar. Outra etapa importante foi a realização de uma pesquisa empírica com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Apodi/RN. Essa pesquisa aconteceu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e teve a intenção de entender como esses alunos estudavam e compreendiam o estado no qual eles vivem. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos alunos concordam que a Geografia do Rio Grande do Norte merece ter um espaço na grade curricular do ensino médio e que isso é algo importante para a formação deles.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lucas Rihan da Silva Pinto, Maria José Costa Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.