A GEOGRAFIA POTIGUAR INVISIBILIZADA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6318

Palabras clave:

Geografia do Rio Grande do Norte; Lugar; Ensino de Geografia.

Resumen

Em um mundo cada vez mais globalizado, mostrar a importância do Lugar para a formação crítica de cada cidadão se torna imprescindível. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é mostrar a importância que a Geografia do Rio Grande do Norte tem para o aprendizado de alunos do ensino médio, visto que é através dessa abordagem que se pode formar cidadãos potiguares capazes de interpretar os fenômenos geográficos que acontecem no seu dia a dia. A pesquisa bibliográfica esteve baseada em autores que discutem sobre aimportância do estudo do conceito de lugar na Geografia e em autores potiguares que ratificam a importância do estudo da Geografia do RN no ambiente escolar. Outra etapa importante foi a realização de uma pesquisa empírica com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Apodi/RN. Essa pesquisa aconteceu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e teve a intenção de entender como esses alunos estudavam e compreendiam o estado no qual eles vivem. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos alunos concordam que a Geografia do Rio Grande do Norte merece ter um espaço na grade curricular do ensino médio e que isso é algo importante para a formação deles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Rihan da Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central. Foi membro da Comissão de Eventos Acadêmicos e Culturais (CEAC), do Laboratório de Ensino em Geografia (LEG) e do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG). Dentro deste grupo, foi aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID); atuou como aluno voluntário e aluno bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC); e também foi voluntário no Projeto de Extensão Playlist Geográfica: a música como prática educativa em Geografia no Ensino Médio.

Maria José Costa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando nas áreas de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino de geografia, formação de professores, estágio supervisionado, reforma agrária e educação do campo.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Silva Pinto, L. R. da, & Costa Fernandes, M. J. (2024). A GEOGRAFIA POTIGUAR INVISIBILIZADA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e7202409. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6318

Número

Sección

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia