A GEOGRAFIA POTIGUAR INVISIBILIZADA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6318Palavras-chave:
Geografia do Rio Grande do Norte; Lugar; Ensino de Geografia.Resumo
Em um mundo cada vez mais globalizado, mostrar a importância do Lugar para a formação crítica de cada cidadão se torna imprescindível. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é mostrar a importância que a Geografia do Rio Grande do Norte tem para o aprendizado de alunos do ensino médio, visto que é através dessa abordagem que se pode formar cidadãos potiguares capazes de interpretar os fenômenos geográficos que acontecem no seu dia a dia. A pesquisa bibliográfica esteve baseada em autores que discutem sobre aimportância do estudo do conceito de lugar na Geografia e em autores potiguares que ratificam a importância do estudo da Geografia do RN no ambiente escolar. Outra etapa importante foi a realização de uma pesquisa empírica com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Apodi/RN. Essa pesquisa aconteceu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e teve a intenção de entender como esses alunos estudavam e compreendiam o estado no qual eles vivem. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos alunos concordam que a Geografia do Rio Grande do Norte merece ter um espaço na grade curricular do ensino médio e que isso é algo importante para a formação deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Rihan da Silva Pinto, Maria José Costa Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.