EXPERIENCIA Y PRÁCTICA EN GEOGRAFÍA: LENGUAJES, LUGARES Y ESCUCHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6269

Palabras clave:

experiencia, lugar geopsíquico, geografía de la escucha, cartografías afectivas, formación docente

Resumen

¿Cómo ha sido tu experiencia de prácticas en Geografía? ¿Te involucras en tus prácticas? ¿Cuál es tu relación con el espacio escolar? ¿Cómo te afecta la escuela? ¿Cómo te haces presente en la escuela? Estas fueron algunas preguntas que marcaron el camino en una asignatura de prácticas para la Licenciatura en Geografía. Este texto selecciona tres momentos en un hilo de trabajo que precede a la visita a la escuela y al final recoge los relatos de las experiencias vividas. Las actividades propuestas para este texto nos llevan al ámbito de la Geografía de la Escucha y a las posibilidades para conocer las experiencias vividas por los estudiantes en y con la escuela. El principal referente está marcado por Sigmund Freud, Jacques Lacan y Jorge Larrosa como base para leer y hacer Geografía en la formación de profesores. Este texto fue elaborado a partir del encuentro entre una investigación de doctorado y otra de maestría.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Maddalena Trifilio Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Realizou seu Estágio Pós-doutoral no Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ. Doutora em Geografia pela Unicamp. Mestre em Educação pela UFJF. Possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela PUC-Rio e especialização em Psicanálise, Laço Social e Saúde Mental. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Adjunto III da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF e vice coordenadora das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas da FACED/UFJF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Teoria e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lugar geopsíquico, Psicanálise e Educação, geografia escolar, ensino de Geografia, educação geográfica, Geografia Humanista de base psicanalítica, Geografia e Psicanálise, Epistemologia da Geografia, saberes escolares e não-escolares, crianças e favelas, população em situação de rua, migrantes e refugiados. Integrante da RUEPSY - Rede Universitária International de Estudos Psicanalíticos em Educação. Integrante do GHUM - Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista. Integrante da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. É coordenadora do grupo GhEnTE: Geografia Humanista-Ensino-Teoria-Experiência. É autora do livro "Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram"

Tássia Mizael Camargo Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na linha Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos. Formada pelo Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, FAU UFJF (2017). Desenvolve a pesquisa experimental Cartografias Afetivas. Faz parte da banda Tata Chama e as Inflamáveis. Desde 2012 realiza projetos e produções independentes, transitando por diversas linguagens, modos de fazer e estabelecendo diálogos com questões de emergência urbana e social. Sua atuação é transversal e se dá partir de atravessamentos entre urbanismo, arquitetura, artes visuais, educação, filosofia da diferença e psicanálise com especial interesse na investigação sobre culturas e paisagens periféricas.

Citas

BIRMAN, Joel. Cartografias do avesso: escrita, ficção e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1995.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Geografia da escuta: a possibilidade de caminho com as palavras no fazer geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 14, n. 24, p. 05-25, 2024.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: contribuições da Psicanálise para uma epistemologia da Geografia. 2019. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Campinas, 2019. 172f

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Memória e lugar: entre a noção de indissociabilidade espaço-tempo e a reflexão sobre a experiência geográfica. Geograficidade, v. 8, n. 2, Inverno de 2018. p. 161-173, 2018.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias à Psicanálise. [1916-1917]. (Edições Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 13). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

FREUD, Sigmund. O Inquietante. [1919]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 14). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, 2002, p. 20-28.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karen. P de Profesor. São Carlos, Pedro & João Editores, 2019.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi.1.ed.; 6. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica editora, 2022.

LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e imaginação. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio. Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982, p. 103-141.

OLIVEIRA Jr., Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografías menores. Pro-Posições, v. 20, n. 3, p. 17-28, 2009.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

ROCHA, Tássia Mizael Camargo. Cartografias afetivas / Tata Rocha. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2022.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2a edição. Porto Alegre: Sulina; Editora UFGRS, 2016.

TUAN, Yi-Fu. Lugar: Uma perspectiva experiencial. Geograficidade, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Maddalena Trifilio Dias, J., & Mizael Camargo Rocha, T. (2024). EXPERIENCIA Y PRÁCTICA EN GEOGRAFÍA: LENGUAJES, LUGARES Y ESCUCHA. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202403. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6269

Número

Sección

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia