PADRÕES SILÁBICOS EMERGENTES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SEUS EFEITOS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

  • Anderson Romário Souza Silva
  • Clerton Luiz Felix Barboza

Palabras clave:

Sistemas Adaptativos Complexos, Modelo de Exemplares, Fonologia de Uso

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo geral realizar um levantamento bibliográfico envolvendo padrões silábicos emergentes (PSE) no Português Brasileiro (PB) e seus efeitos na aquisição de padrões silábicos no Inglês Lí­ngua Estrangeira (ILE). Tendo como referencial teórico a visão de lí­ngua enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (LARSEN-FREEMAN, 1997), Modelos de Exemplares (ME) (PIERREHUMBERT, 2001) e Fonologia de Uso (FU) (BYBEE, 2001), este estudo busca responder o seguinte questionamento: quais são os principais contextos e influências para a ocorrência de PSE no PB e no ILE? Espera-se que contextos desvozeados sejam favoráveis a ocorrência de PSE, já que o vozeamento é uma influência para a emergência de epêntese. Acredita-se também que o contexto postônico é fator influenciador para a ocorrência de PSE, ocasionando a elisão da vogal. Como exemplo, é possí­vel citar os padrões compostos por C+sibilantes, como ts e ds. De maneira similar, os tipos silábicos desvozeados, como ppt ou kt, também favoreceram a ocorrência do fenômeno. Além disso, a posição postônica mostrou-se um fator influenciador. Vogais nestas posição apresentaram maiores í­ndices de elisão, proporcionando a emergência de PSE.

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Biografía del autor/a

Anderson Romário Souza Silva

Graduado em Letras com habilitação em lí­ngua inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL. Membro do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia – GPeFF. 

Clerton Luiz Felix Barboza

Doutor em Linguí­stica. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Fonética e Fonologia – GPeFF.

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

SILVA, A. R. S.; BARBOZA, C. L. F. . PADRÕES SILÁBICOS EMERGENTES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SEUS EFEITOS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 2, p. 65–79, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/158. Acesso em: 21 nov. 2024.

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