Atividade social como trabalho voluntário: perspectivas de engajamento
Mots-clés :
Ensino de inglês, Atividades Sociais, VoluntariadoRésumé
O presente artigo, recorte de uma dissertação de mestrado em Linguística Aplicada como forma de relato de experiência, discorre sobre a realização de um trabalho voluntário desenvolvido nas aulas de inglês com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola do interior de São Paulo. O problema que motivou o trabalho desenvolvido foi a falta de engajamento dos alunos e o desinteresse pela disciplina inglês, frente í s práticas pedagógicas tradicionais utilizadas pelos professores. Portanto, o objetivo deste relato é refletir acerca da maneira pela qual uma atividade social como trabalho voluntário proporciona o engajamento dos alunos e a ampliação do repertório linguístico, bem como novos modos de ser e agir em sociedade. Especificamente, pretende-se discutir sobre quais valores do trabalho voluntário são revelados a partir das marcas linguísticas nas vozes dos alunos, de maneira multimodal, por meio do gênero textual Testimonial (relato de experiência). Portanto, este estudo está ancorado nas concepções da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, na Pedagogia dos Multiletramentos, na Atividade Social e no conceito de Voluntariado. As bases metodológicas que fundamentam este estudo ancoram-se na Pesquisa Crítica de Colaboração – PcCol. O corpus que compõe esta pesquisa foi analisado por meio das categorias enunciativas, discursivas e linguísticas da linguagem. Os resultados sinalizam que ter participado de uma atividade social como trabalho voluntário propiciou o engajamento da turma por meio da ressignificação das aulas de inglês e possibilitou novos modos de ser e agir em sociedade, além da ampliação do repertório linguístico em inglês.
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