COMPREENSÃO E ABORDAGEM DOCENTES DA TEMÁTICA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO TRUSSU, ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)
Mots-clés :
Compreensão docente, Componentes físico-naturais, Bacia HidrográficaRésumé
O presente trabalho tem como objetivo identificar a compreensão dos professores de Geografia dos anos finais do ensino Fundamental das escolas da bacia hidrográfica do rio Trussu, no Centro-Sul do Ceará, acerca da abordagem dos componentes físico-naturais com ênfase na temática bacia hidrográfica. Dessa forma, foram entrevistados os oito professores de Geografia do 6° ao 9° ano de quatro escolas municipais localizadas em distritos ao longo do rio Trussu, na região Centro-Sul do Ceará. A entrevista priorizou compreender as dificuldades na abordagem, as metodologias e as práticas utilizadas na disciplina de Geografia. Ao final dessas análises, foi possível identificar que os professores dentro de suas práticas educacionais, abordam bacias hidrográficas como um conteúdo, e não como temática, além de concentrarem suas práticas nos livros didáticos, desconsiderando o fato da região ser abundante em recursos hídricos e belezas paisagísticas e culturais e, por fim, a questão de as escolas estarem situadas muito próximas ao principal rio Trussu, o principal da bacia, facilitando a realização de aulas de campo.
Palavras-chave: Compreensão docente. Componentes físico-naturais. Bacia Hidrográfica.