COMPREENSÃO E ABORDAGEM DOCENTES DA TEMÁTICA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO TRUSSU, ALTO JAGUARIBE (CEARÁ)

Autores

  • Vinicius Alves da Silva Instituto Federal do Ceará- IFCE
  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Instituto Federal do Ceará- IFCE/ PROPGEO- UVA

Palavras-chave:

Compreensão docente, Componentes físico-naturais, Bacia Hidrográfica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar a compreensão dos professores de Geografia dos anos finais do ensino Fundamental das escolas da bacia hidrográfica do rio Trussu, no Centro-Sul do Ceará, acerca da abordagem dos componentes físico-naturais com ênfase na temática bacia hidrográfica. Dessa forma, foram entrevistados os oito professores de Geografia do 6° ao 9° ano de quatro escolas municipais localizadas em distritos ao longo do rio Trussu, na região Centro-Sul do Ceará. A entrevista priorizou compreender as dificuldades na abordagem, as metodologias e as práticas utilizadas na disciplina de Geografia. Ao final dessas análises, foi possível identificar que os professores dentro de suas práticas educacionais, abordam bacias hidrográficas como um conteúdo, e não como temática, além de concentrarem suas práticas nos livros didáticos, desconsiderando o fato da região ser abundante em recursos hídricos e belezas paisagísticas e culturais e, por fim, a questão de as escolas estarem situadas muito próximas ao principal rio Trussu, o principal da bacia, facilitando a realização de aulas de campo.

Palavras-chave: Compreensão docente. Componentes físico-naturais. Bacia Hidrográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará- IFCE/ PROPGEO- UVA

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO/UVA) e da Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

ALVES DA SILVA, V.; BATISTA DE ALBUQUERQUE, F. N. COMPREENSÃO E ABORDAGEM DOCENTES DA TEMÁTICA BACIA HIDROGRÁFICA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO TRUSSU, ALTO JAGUARIBE (CEARÁ). Revista GeoInterações, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4306. Acesso em: 22 dez. 2024.