Letramento crí­tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Letramento crí­tico, Gêneros multimodais, Leitura

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como alunos mobilizam capacidades leitoras para compreensão de textos multimodais a partir da perspectiva do letramento crí­tico. O estudo justifica-se em função da necessidade de a escola formar alunos que sejam leitores que possam também serem crí­ticos em relação aos diversos insumos textuais e semiótico-culturais que atualmente lhes são apresentados a partir de diversos suportes. A pesquisa sustenta-se teoricamente nas contribuições do letramento crí­tico (JORDíO, 2013, 2016; TAKAKI, 2012; JANKS, 2016), capacidades de leitura como réplica ativa e multimodalidade (ROJO, 2009; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001; JEWITT, 2006, DIONISIO, 2011; ROJO, 2012; GOMES, 2017a). A investigação situa-se no campo Linguí­stica Aplicada voltada para questões de ensino-aprendizagem, sendo um estudo de caráter qualitativo-interpretativista. O corpus analisado origina-se de episódios de sala de aula, gerados a partir de uma pesquisa-ação realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública.  Os resultados mostram que as capacidades de leitura para compreensão desses gêneros, mobilizadas pelos alunos, são de diversas ordens, pois os participantes da pesquisa não apenas reproduziram, em suas respostas, sentidos postos pelos textos, mas também (re)constroem possí­veis sentidos aos textos e se posicionam criticamente, bem como negociam esses sentidos a partir de suas experiências e vivências tanto sociais quanto de leitores.

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

GOMES, R. .; MACHADO, M. do C. B. . Letramento crí­tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02013, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2241. Acesso em: 6 set. 2024.