Letramento crítico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02013Palavras-chave:
Letramento crítico, Gêneros multimodais, LeituraResumo
O objetivo deste artigo é discutir como alunos mobilizam capacidades leitoras para compreensão de textos multimodais a partir da perspectiva do letramento crítico. O estudo justifica-se em função da necessidade de a escola formar alunos que sejam leitores que possam também serem críticos em relação aos diversos insumos textuais e semiótico-culturais que atualmente lhes são apresentados a partir de diversos suportes. A pesquisa sustenta-se teoricamente nas contribuições do letramento crítico (JORDíO, 2013, 2016; TAKAKI, 2012; JANKS, 2016), capacidades de leitura como réplica ativa e multimodalidade (ROJO, 2009; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001; JEWITT, 2006, DIONISIO, 2011; ROJO, 2012; GOMES, 2017a). A investigação situa-se no campo Linguística Aplicada voltada para questões de ensino-aprendizagem, sendo um estudo de caráter qualitativo-interpretativista. O corpus analisado origina-se de episódios de sala de aula, gerados a partir de uma pesquisa-ação realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. Os resultados mostram que as capacidades de leitura para compreensão desses gêneros, mobilizadas pelos alunos, são de diversas ordens, pois os participantes da pesquisa não apenas reproduziram, em suas respostas, sentidos postos pelos textos, mas também (re)constroem possíveis sentidos aos textos e se posicionam criticamente, bem como negociam esses sentidos a partir de suas experiências e vivências tanto sociais quanto de leitores.
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