Letramento crí­tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02013

Palavras-chave:

Letramento crí­tico, Gêneros multimodais, Leitura

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como alunos mobilizam capacidades leitoras para compreensão de textos multimodais a partir da perspectiva do letramento crí­tico. O estudo justifica-se em função da necessidade de a escola formar alunos que sejam leitores que possam também serem crí­ticos em relação aos diversos insumos textuais e semiótico-culturais que atualmente lhes são apresentados a partir de diversos suportes. A pesquisa sustenta-se teoricamente nas contribuições do letramento crí­tico (JORDíO, 2013, 2016; TAKAKI, 2012; JANKS, 2016), capacidades de leitura como réplica ativa e multimodalidade (ROJO, 2009; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001; JEWITT, 2006, DIONISIO, 2011; ROJO, 2012; GOMES, 2017a). A investigação situa-se no campo Linguí­stica Aplicada voltada para questões de ensino-aprendizagem, sendo um estudo de caráter qualitativo-interpretativista. O corpus analisado origina-se de episódios de sala de aula, gerados a partir de uma pesquisa-ação realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública.  Os resultados mostram que as capacidades de leitura para compreensão desses gêneros, mobilizadas pelos alunos, são de diversas ordens, pois os participantes da pesquisa não apenas reproduziram, em suas respostas, sentidos postos pelos textos, mas também (re)constroem possí­veis sentidos aos textos e se posicionam criticamente, bem como negociam esses sentidos a partir de suas experiências e vivências tanto sociais quanto de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponí­vel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasí­lia, DF, 24 maio 2016. Disponí­vel em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 135-151.

DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitor. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 19-42.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, R. Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais de Lí­ngua Portuguesa do Ensino Médio. 2017. 257 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017a.

GOMES, R. Gêneros multissemióticos e ensino: uma proposta de matriz de leitura. Trem de Letras, v. 3, n. 1, p. 56-80, 2017b.

GOMES, R. Materiais didáticos digitais e novos (multi)letramentos: caminhos para um webcurrí­culo. Projeto de pesquisa. Universidade Federal do Amapá. Departamento de Pesquisa, 2018.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

JANKS, H. Panorama sobre letramento crí­tico. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de multiletramentos e letramento crí­tico: outros sentidos para a sala de aula de lí­nguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2016. p. 21-39.

JESUS, C. A. de. Reescrevendo o texto: a higienização da escrita. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

JEWITT, C. OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: VAN LEEUWEN, T. JEWITT, C (ed). Handbook of visual analysis. London: Sage Publications, 2001. p. 136-146.

JEWITT, C. Technology, literacy and learning: a multimodal approach. London & New York: Routledge, 2006.

JORDíO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crí­tica e letramento crí­tico: farinha do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Lí­ngua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 69-90.

JORDíO, C. M. No tabuleiro da professora tem"¦. Letramento crí­tico? In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de multiletramento e letramento crí­tico: outros sentidos para a sala de aula de lí­nguas. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2016. p. 41-53.

KLEIMAN, A. B. Abordagens da leitura. Scripta, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004.

KLEIMAN, A. B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 23-36.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006 [1996].

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mí­dias. Trabalhos em Linguí­stica Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010.

MENDONÇA, M. Análise linguí­stica no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crí­tico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. A. (org.). Formação de professores de lí­nguas: ampliando perspectivas. Jundiaí­: Paco Editorial, 2011. p. 128-140.

MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguí­stica Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANGDER, E. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 201-245.

ROJO, R. H. R. Fazer Linguí­stica Aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In: MOITA-LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguí­stica Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006a. p. 253-276.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In:
ROJO, R. H. R; MOURA, E. (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-32.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens crí­ticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TAKAKI, N. H. Contribuições de teorias recentes de letramentos crí­ticos para inglês instrumental. RBLA, v. 12, n. 4, p. 971-996, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Materiais didáticos digitais e novos (multi)letramentos: caminhos para um webcurrí­culo. Macapá: UNIFAP, 2018.

VOLOSHINOV, V. N/BAKHTIN, M.M. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Tradução: Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza. Circulação restrita, 1926 [s.d.]. p. 1-16.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

GOMES, R. .; MACHADO, M. do C. B. . Letramento crí­tico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02013, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2241. Acesso em: 21 nov. 2024.