A constituição do gênero dissertação-argumentativa: análise de enunciados da proposta de redação sobre internet ENEM e FUVEST

Autores

  • Nathalia Maria Soares Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Enunciado, Estudos Bakhtinianos, Proposta de redação

Resumo

Com o objetivo de compreender os enunciados de propostas de redações aplicadas em exames vestibulares (ENEM e FUVEST), foi realizada uma pesquisa bibliográfica do quadro teórico-metodológico dos estudos bakhtinianos do discurso, mobilizando conceitos como: gênero; enunciado; valores ideológicos do enunciado; sujeito; alteridade e exotopia. Também foi utilizado o conceito de dissertação por Granatic, e as propostas de dissertação-argumentativa do ENEM de 2011 e da FUVEST de 2008. Essas propostas foram escolhidas por trabalharem com a mesma temática "internet", porém com enunciados elaborados de modos distintos. A análise dos enunciados revela que os enunciados de propostas de produções textuais não são idênticos, o que gera novos significados, novos acabamentos em torno de cada enunciado e até novos gêneros do discurso. Fato que demonstra que o enunciado relativamente estável constitui diversos gêneros e um deles é o gênero dissertação-argumentativa, fazendo com que os sujeitos escritores e avaliadores transponham seus pensamentos através da alteridade e exotopia, construindo novos enunciados.

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Publicado

2015-12-05

Como Citar

SOARES, N. M. . A constituição do gênero dissertação-argumentativa: análise de enunciados da proposta de redação sobre internet ENEM e FUVEST. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 64–79, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1356. Acesso em: 5 nov. 2024.