A constituição do gênero dissertação-argumentativa: análise de enunciados da proposta de redação sobre internet ENEM e FUVEST
Palabras clave:
Enunciado, Estudos Bakhtinianos, Proposta de redaçãoResumen
Com o objetivo de compreender os enunciados de propostas de redações aplicadas em exames vestibulares (ENEM e FUVEST), foi realizada uma pesquisa bibliográfica do quadro teórico-metodológico dos estudos bakhtinianos do discurso, mobilizando conceitos como: gênero; enunciado; valores ideológicos do enunciado; sujeito; alteridade e exotopia. Também foi utilizado o conceito de dissertação por Granatic, e as propostas de dissertação-argumentativa do ENEM de 2011 e da FUVEST de 2008. Essas propostas foram escolhidas por trabalharem com a mesma temática "internet", porém com enunciados elaborados de modos distintos. A análise dos enunciados revela que os enunciados de propostas de produções textuais não são idênticos, o que gera novos significados, novos acabamentos em torno de cada enunciado e até novos gêneros do discurso. Fato que demonstra que o enunciado relativamente estável constitui diversos gêneros e um deles é o gênero dissertação-argumentativa, fazendo com que os sujeitos escritores e avaliadores transponham seus pensamentos através da alteridade e exotopia, construindo novos enunciados.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRASIL ESCOLA. Redação: artigo de opinião. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm>. Acesso em: 19 jul. 2012.
BRASIL ESCOLA. Redação: carta. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/carta.htm>. Acesso em: 19 jul. 2012.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006
FUVEST. Provas: vestibular 2008. Disponível em: <http://www.fuvest.br/vest2008/provas/provas.stm/vestibular2008/segundafase/línguaportuguesa/redação>. Acesso em: 13 jul. 2012.
GEGE. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
GRANATIC, B. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo: Scipione, 1995.
KOCH, I. G. V., TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
INFOESCOLA. Argumentação. Disponível em: <http://www.infoescola.com/redacao/argumentacao>. Acesso em: 13 jul. 2012.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
PONZIO, A. A revolução Bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Tradução de Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2011.
RIBEIRO, E. R. Escrita e diálogo: heterogeneidade no gênero prova discursiva de língua portuguesa do vestibular da UFG. 2007 (Tese em obtenção do titulo de doutora em Lingüística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", Araraquara, 2007
SOUZA, G. T. de. Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2. ed. São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP, 2002.
VESTIBULANDO WEB. Provas e gabaritos Enem: prova Enem 2011 amarela 2º dia. Disponível em: <http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-amarela-2011-2dia.pdf > . Acesso em:: 13 jul 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.