As unidades semânticas básicas em proposta de redação do ENEM e nos textos dos alunos

Autores

  • Lauro Gomes Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palavras-chave:

Unidades semânticas básicas, Conexão entre enunciados no texto, Texto dissertativo- argumentativo.

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de resumir os textos que compõem a proposta de redação do Enem 2011, para explicitar a ideia central de cada um deles e ver a relação que mantêm com o tema proposto para redação, e resumir duas dissertações também para ver sua ideia central e a relação com a proposta. Cumpre referir que, para isso, os textos serão analisados a partir de suas unidades semânticas básicas à luz de princí­pios e onceitos da Teoria dos Blocos Semânticos, proposta por Carel (1995) e de estudos feitos por Graeff (2012) sobre a conexão entre os enunciados no texto – por contiguidade e por similaridade. O trabalho permitiu perceber em que medida as unidades semânticas básicas presentes nas redações se relacionam com os textos motivadores que compõem a proposta de redação e em que proporção elas se relacionam aos conhecimentos prévios que os alunos adquiriram ao longo de sua formação, na escola e/ou fora dela. Em última análise, também foi possí­vel obter dados a respeito das competências e habilidades sociodiscursivas dos alunos, isto é, neste caso, de suas capacidades inerentes à leitura e à escrita.

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Referências

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

GOMES, L. . As unidades semânticas básicas em proposta de redação do ENEM e nos textos dos alunos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 357–373, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1218. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores