As unidades semânticas básicas em proposta de redação do ENEM e nos textos dos alunos

Autores/as

  • Lauro Gomes Universidade de Passo Fundo (UPF)

Palabras clave:

Unidades semânticas básicas, Conexão entre enunciados no texto, Texto dissertativo- argumentativo.

Resumen

Esta pesquisa tem o objetivo de resumir os textos que compõem a proposta de redação do Enem 2011, para explicitar a ideia central de cada um deles e ver a relação que mantêm com o tema proposto para redação, e resumir duas dissertações também para ver sua ideia central e a relação com a proposta. Cumpre referir que, para isso, os textos serão analisados a partir de suas unidades semânticas básicas à luz de princí­pios e onceitos da Teoria dos Blocos Semânticos, proposta por Carel (1995) e de estudos feitos por Graeff (2012) sobre a conexão entre os enunciados no texto – por contiguidade e por similaridade. O trabalho permitiu perceber em que medida as unidades semânticas básicas presentes nas redações se relacionam com os textos motivadores que compõem a proposta de redação e em que proporção elas se relacionam aos conhecimentos prévios que os alunos adquiriram ao longo de sua formação, na escola e/ou fora dela. Em última análise, também foi possí­vel obter dados a respeito das competências e habilidades sociodiscursivas dos alunos, isto é, neste caso, de suas capacidades inerentes à leitura e à escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAREL, M. Pourtant: argumentation by exception. Journal of Pragmatics, v. 24, p. 167-188, 1995.

_____. Argumentación normativa y argumentación exceptiva. Signo & Seña, Buenos Aires, UBA, n.9, p. 255-422, jun. 1998.

_____. O que é argumentar? Desenredo, Passo Fundo, v.1, n.2, p. 77-85, jul./dez. 2005.

_____; DUCROT, O. La semántica argumentativa: uma introducción a la teoria de los Bloques Semánticos: edición literaria a cargo de Marí­a Marta Garcí­a Negroni y Alfredo M. Lescano. Buenos Aires: Colihue, 2005.

_____. Atribuição do ponto de vista e apagamento da narrativa. Desenredo, v.8, n. 2, p. 26-39, jul./dez, 2012.

GRAEFF, T. F. Resumo de textos: em busca dos blocos semânticos e das unidades semânticas básicas. Passo Fundo. Ed. UPF, 123p., 2001.

_____. A conexão entre os enunciados no texto com base na semântica argumentativa. Desenredo, v. 8, n.2, p. 197-208, jul./dez, 2012.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. ENEM, Exame Nacional Do Ensino Médio. A redação no Enem 2012: guia do participante. Brasí­lia-DF, 2012.

JAKOBSON, R. (1963). Essais de linguistique générale 1. Les fondations du langage. Paris: Minuit, 2003.

Publicado

2013-03-13

Cómo citar

GOMES, L. . As unidades semânticas básicas em proposta de redação do ENEM e nos textos dos alunos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 357–373, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1218. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores