O texto argumentativo e os efeitos de sentido: revisitando os livros didáticos de lí­ngua portuguesa

Autores

  • Atelli Gulliti Alesi da Rocha niversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Texto argumentativo, Discurso, Efeitos de sentidos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual investigamos como o texto argumentativo vem sendo trabalhado pelo livro didático de lí­ngua portuguesa, buscando compreender de que forma as atividades propostas e a escolha dos gêneros levam o aluno a compreender os efeitos de sentidos que se manifestam no texto. Nesse trabalho, apresentaremos as análises de três capí­tulos do livro "Português: Linguagens", de Cereja e Magalhães, adotado por nove escolas estaduais do municí­pio de Chapecó-SC para o trabalho com os alunos do terceiro ano do ensino médio nos anos de 2009, 2010 e 2011. Por meio de nossa investigação e, ancorados nos postulados da Análise de Discurso de linha francesa, constatamos que os livros didáticos de lí­ngua portuguesa, de modo geral, trabalham muito pouco com a interpretação de texto, resguardando à gramática uma posição privilegiada dentro da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, M. Nada na lí­ngua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguí­stica. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

CEREJA, W.; MAGALHíES, T. Português: linguagens – literatura, produção de texto, gramática. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005. v. 3.

CHOMSKY, N. (1957). Estruturas sintáticas. Tradução de Madalena Cruz Ferreira.Lisboa: Edições 70, 1980.

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos: Claraluz, 2008.

GREGOLIN, M. R. O que quer, o que pode está lí­ngua: teorias lingüí­sticas, ensino de lí­ngua e relevância social. In: DJANE, A. C. (Org.). A relevância social da lingüí­stica: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princí­pios e procedimentos. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2010.

_______. Terra à vista. São Paulo: Cortez, 1990.

_______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas: Pontes, 2004.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SAUSSURE, F. (1916). Curso de linguí­stica geral. Tradução de A. Chelini, José P. Paes e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix; USP, 1969.

Downloads

Publicado

2013-03-13

Como Citar

ROCHA, A. G. A. da . O texto argumentativo e os efeitos de sentido: revisitando os livros didáticos de lí­ngua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 414 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1225. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação