O texto argumentativo e os efeitos de sentido: revisitando os livros didáticos de lí­ngua portuguesa

Autores

  • Atelli Gulliti Alesi da Rocha niversidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Texto argumentativo, Discurso, Efeitos de sentidos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual investigamos como o texto argumentativo vem sendo trabalhado pelo livro didático de lí­ngua portuguesa, buscando compreender de que forma as atividades propostas e a escolha dos gêneros levam o aluno a compreender os efeitos de sentidos que se manifestam no texto. Nesse trabalho, apresentaremos as análises de três capí­tulos do livro "Português: Linguagens", de Cereja e Magalhães, adotado por nove escolas estaduais do municí­pio de Chapecó-SC para o trabalho com os alunos do terceiro ano do ensino médio nos anos de 2009, 2010 e 2011. Por meio de nossa investigação e, ancorados nos postulados da Análise de Discurso de linha francesa, constatamos que os livros didáticos de lí­ngua portuguesa, de modo geral, trabalham muito pouco com a interpretação de texto, resguardando à gramática uma posição privilegiada dentro da obra.

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

ROCHA, A. G. A. da . O texto argumentativo e os efeitos de sentido: revisitando os livros didáticos de lí­ngua portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 414 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1225. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos da Graduação