O texto argumentativo e os efeitos de sentido: revisitando os livros didáticos de língua portuguesa
Palavras-chave:
Texto argumentativo, Discurso, Efeitos de sentidosResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual investigamos como o texto argumentativo vem sendo trabalhado pelo livro didático de língua portuguesa, buscando compreender de que forma as atividades propostas e a escolha dos gêneros levam o aluno a compreender os efeitos de sentidos que se manifestam no texto. Nesse trabalho, apresentaremos as análises de três capítulos do livro "Português: Linguagens", de Cereja e Magalhães, adotado por nove escolas estaduais do município de Chapecó-SC para o trabalho com os alunos do terceiro ano do ensino médio nos anos de 2009, 2010 e 2011. Por meio de nossa investigação e, ancorados nos postulados da Análise de Discurso de linha francesa, constatamos que os livros didáticos de língua portuguesa, de modo geral, trabalham muito pouco com a interpretação de texto, resguardando à gramática uma posição privilegiada dentro da obra.
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