A estética do leitor visível: uma análise do discurso midiático sobre a leitura no BookTok
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02524Palavras-chave:
BookTok, Discurso, LeituraResumo
Neste artigo, exploramos a comunidade de leitores BookTok como balão de ensaio para as mudanças em curso na leitura. Com essa abordagem, analisamos discursos em circulação na grande mídia, na tentativa de compreender determinações que sustentam uma inesperada convergência entre a cultura digital e a leitura impressa. Subsidiadas teoricamente pelos estudos foucaultianos da linguagem e em contribuições de autores como Bauman (2021), Chartier (1999) e Debord (1997), interpretamos marcas textuais e imagéticas representativas do efeito atribuído à plataforma midiática na promoção da leitura impressa e produção de leitores, recortadas da reportagem BookTok: como TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-sellers, da BBC News (2024). Constatamos, na acumulação de positividades numericamente justificadas, sinais da homogeneização de lógicas não equivalentes que recompõem representações consensuais historicamente produzidas, face a novas pluralidades abertas ao audiovisual. Identificamos, na tração gerada pela comodificação do desejo e na estetização da experiência leitora, a instrumentalização algorítmica da leitura, capitalizada como prática de fruição feminina, capaz de oferecer alternativas personalizadas à problematização da leitura como direito. Ao colocar em questão a novidade como garantia de valor, consideramos que é a lógica algorítmica – e menos o desejo individual – o fator determinante para a alegada transformação de jovens em leitores nesse espaço discursivo de produção e reprodução de hábitos e gostos de um “leitor visível”.
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Referências
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