A estética do leitor visível: uma análise do discurso midiático sobre a leitura no BookTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02524

Palavras-chave:

BookTok, Discurso, Leitura

Resumo

Neste artigo, exploramos a comunidade de leitores BookTok como balão de ensaio para as mudanças em curso na leitura. Com essa abordagem, analisamos discursos em circulação na grande mídia, na tentativa de compreender determinações que sustentam uma inesperada convergência entre a cultura digital e a leitura impressa. Subsidiadas teoricamente pelos estudos foucaultianos da linguagem e em contribuições de autores como Bauman (2021), Chartier (1999) e Debord (1997), interpretamos marcas textuais e imagéticas representativas do efeito atribuído à plataforma midiática na promoção da leitura impressa e produção de leitores, recortadas da reportagem BookTok: como TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-sellers, da BBC News (2024). Constatamos, na acumulação de positividades numericamente justificadas, sinais da homogeneização de lógicas não equivalentes que recompõem representações consensuais historicamente produzidas, face a novas pluralidades abertas ao audiovisual. Identificamos, na tração gerada pela comodificação do desejo e na estetização da experiência leitora, a instrumentalização algorítmica da leitura, capitalizada como prática de fruição feminina, capaz de oferecer alternativas personalizadas à problematização da leitura como direito. Ao colocar em questão a novidade como garantia de valor, consideramos que é a lógica algorítmica – e menos o desejo individual – o fator determinante para a alegada transformação de jovens em leitores nesse espaço discursivo de produção e reprodução de hábitos e gostos de um “leitor visível”.

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Biografia do Autor

Milva Alves Magalhães, Rede pública de ensino do Estado da Bahia e do município de Tanque Novo

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia, Campus de Caetité. Professora da rede pública de ensino do Estado da Bahia e do município de Tanque Novo. Membro do grupo de pesquisa AUDiscurso – Laboratório de  Estudos do Audiovisual e do Discurso – UNEB.

Janaina de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista. Participante do Grupo de Pesquisa em Estudos Feministas (Viva's - GEPEF).

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Publicado

29-10-2025

Como Citar

MAGALHÃES, Milva Alves; SANTOS, Janaina de Jesus. A estética do leitor visível: uma análise do discurso midiático sobre a leitura no BookTok . Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02524, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02524. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7321. Acesso em: 5 dez. 2025.

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