Golpe ou impeachment? Um embate ideológico sob a perspectiva da Análise do Discurso

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DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02119

Palabras clave:

Golpe, Polêmica, Impeachment

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2008), analisar o embate ideológico entre os que defendem a legalidade do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, e os que acreditam que se configura como um golpe à democracia. O par Golpe/Impeachment representa os saberes de duas formações discursivas que estão em embate, de modo que cada uma corresponde uma maneira diferente de significar a destituição de Dilma Rousseff. Este trabalho defende a hipótese do primado do interdiscurso (MAINGUENEAU, 2008), em que, na perspectiva de uma heterogeneidade constitutiva dos discursos, há uma relação inextricável entre o Mesmo do discurso e seu Outro. Tal perspectiva possibilitará a compreensão das diferenças e contradições que são postas em movimento nesses dois posicionamentos, evidenciando o funcionamento da ideologia materializada no discurso. Como corpus de análise, foram selecionadas publicações da rede social Facebook, um espaço que reforça questões polêmicas, além de ser um veí­culo de compartilhamento coletivo de opiniões e posicionamentos. Com as análises, foi possí­vel observar que a FD de esquerda, por exemplo, visa dissociar todo termo semântico que considera o pedido de impeachment constitucional, enquanto que seu adversário integra esses termos em seu discurso, muitas vezes, integrando seu Outro como forma de simulacro, que consiste em criticar não a semântica do discurso adversário, mas sua pretensão em legitimar o discurso de direita.

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

GHESSI-ARROYO, R. R. Golpe ou impeachment? Um embate ideológico sob a perspectiva da Análise do Discurso. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02119, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02119. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2935. Acesso em: 23 nov. 2024.