O diálogo em redes sociais: o acento valorativo das palavras e o sentido dos enunciados
Palavras-chave:
Palavra, Acento Valorativo, Teoria dialógicaResumo
Este trabalho se propõe a realizar um estudo da acentuação valorativa das palavras "discriminação/preconceito" e "confortável", a partir da polêmica criada pela recusa de atendimento médico devido à divergência política, em um caso acontecido no ano de 2016, no Rio Grande do Sul, e que teve grande repercussão na mídia e nas redes socias. Utiliza-se a teoria dialógica de Bakhtin como aporte teórico e, para a análise, posts da internet, retirados de uma página do facebook e de um blog, constituídos de comentários a respeito do caso. Com isso, verificou-se que a construção de sentido produzida nos enunciados, por pessoas de diferentes grupos ideológicos ao manifestarem seus julgamentos de valor e utilizarem as palavras acima em seu dizer, demostra que princípio expressivo do discurso revela a relação valorativa do locutor, tanto com o objeto do seu discurso, como com os discursos outros.Downloads
Referências
______. Os gêneros do discurso. In: ___. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. O discurso no romance. In: ______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitc/Annablume, 2002.
BRASIL, Resolução CFM nº 1931, de 17 de setembro de 2009. Dispões sobre o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União, Brasília, p. 90, 24 set. 2009. Seção 1.
FROEHLICH, M. Sobre o comentar na Web: algumas considerações. In: SOBRAL, A.; BOHN, H. (Orgs.). Dialogismo: bordas, fronteiras, imprecisões, sentidos. Pelotas: EDUCAT, 2016. p. 73-83.
RIO GRANDE DO SUL. Resolução nº 06/01, de 4 de dezembro de 2001, 05/02, de 7 de maio de 2002 e 06/2002, de 21/06/2002. Dispõe sobre o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.