O diálogo em redes sociais: o acento valorativo das palavras e o sentido dos enunciados
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v6i2.2680Palavras-chave:
Palavra, Acento Valorativo, Teoria dialógicaResumo
Este trabalho se propõe a realizar um estudo da acentuação valorativa das palavras "discriminação/preconceito" e "confortável", a partir da polêmica criada pela recusa de atendimento médico devido à divergência política, em um caso acontecido no ano de 2016, no Rio Grande do Sul, e que teve grande repercussão na mídia e nas redes socias. Utiliza-se a teoria dialógica de Bakhtin como aporte teórico e, para a análise, posts da internet, retirados de uma página do facebook e de um blog, constituídos de comentários a respeito do caso. Com isso, verificou-se que a construção de sentido produzida nos enunciados, por pessoas de diferentes grupos ideológicos ao manifestarem seus julgamentos de valor e utilizarem as palavras acima em seu dizer, demostra que princípio expressivo do discurso revela a relação valorativa do locutor, tanto com o objeto do seu discurso, como com os discursos outros.Downloads
Referências
______. Os gêneros do discurso. In: ___. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. O discurso no romance. In: ______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitc/Annablume, 2002.
BRASIL, Resolução CFM nº 1931, de 17 de setembro de 2009. Dispões sobre o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União, Brasília, p. 90, 24 set. 2009. Seção 1.
FROEHLICH, M. Sobre o comentar na Web: algumas considerações. In: SOBRAL, A.; BOHN, H. (Orgs.). Dialogismo: bordas, fronteiras, imprecisões, sentidos. Pelotas: EDUCAT, 2016. p. 73-83.
RIO GRANDE DO SUL. Resolução nº 06/01, de 4 de dezembro de 2001, 05/02, de 7 de maio de 2002 e 06/2002, de 21/06/2002. Dispõe sobre o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.