Escrita processo e gêneros textuais argumentativos: uma possibilidade de articulação teórico-metodológica para o trabalho com o texto na escola

Autores

  • Patricia Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSC)
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria (UFSC)

Palavras-chave:

Process Writing, Gêneros textuais argumentativos, Produção escrita

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e reporta-se ao trabalho com a produção escrita argumentativa na Educação Básica, especialmente com discentes de Ensino Médio, sob o viés da escrita processo. Esse estudo objetiva apresentar uma possibilidade de articulação teórico-metodológica para a condução do processo de escrita de gêneros textuais argumentativos, em sala de aula. O artigo encontra-se ancorado por meio do trabalho com gêneros textuais por agrupamentos, conforme Dolz e Schneuwly (2004) e pelo enquadramento de trabalho do Process Writing (escrita processo), de acordo com White e Arndt (1991). Os resultados dizem respeito a avanços na competência linguí­stica dos participantes, os quais foram percebidos por meio das produções realizadas durante o processo de escrita. Assim, as reflexões planificadas nesse trabalho vinculam-se ao encaminhamento referente ao processo de escrita, no Ensino Médio, pautado por aporte teórico e metodológico que oportuniza interação e reflexão no processo de ensino e aprendizagem de textos escritos.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

SANTOS, P. .; MOTTA, V. R. A. . Escrita processo e gêneros textuais argumentativos: uma possibilidade de articulação teórico-metodológica para o trabalho com o texto na escola. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 173–190, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/625. Acesso em: 6 out. 2024.