GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS DE RESISTÊNCIA: PLANOS DE AULA E RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Palabras clave:
Conjunto de gêneros, Gêneros de resistência, Plano de aula, Relatório de estágioResumen
A discussão sobre gêneros acadêmicos plano de aula e relatório de estágio realizada no Projeto de Extensão Laboratório de Produção Escrita Acadêmica – LAPEA/UREN, em outubro de 2020, trouxe-nos boas perspectivas pelo interesse demonstrado pelos participantes por dois gêneros tão praticados na academia, mas que sofrem expressiva resistência por parte dos usuários desses gêneros. Com este artigo, que conta com os estudos de Bazerman (2005, 2006, 2007), dentre outros autores, além do que vem disposto em documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases/LDB (2020), a Lei de Estágio do Estudante (2008) e a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2018), temos como objetivo discutir o status desses gêneros, bem como a resistência de alunos e de professores, quanto à necessidade de entender e praticar, de forma coerente e eficaz, os referidos gêneros, os quais são essenciais à formação docente, por isso, incluídos na lista de gêneros acadêmicos. A discussão que realizamos, tanto no LAPEA quanto aqui, mostra-nos que plano de aula e relatório de estágio são gêneros que resistem ao tempo e í s mudanças pedagógicas, pois eles permitem e condensam, em boa parte, o fazer educacional, o que nos obriga, como docentes e pesquisadores, alertar a comunidade acadêmica e escolar para a necessidade de conhecer, entender e dar a esses gêneros a devida atenção que eles devem ter. Com isso, confiamos que, em breve, esses gêneros vão migrar da situação de resistência para a de adesão espontânea.
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Citas
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Organização: DIONÍSIO, Ângela Paiva; HOFFMAGEL, Judith Chambliss. São Paulo: Cortez, 2005.
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Derechos de autor 2021 Maria Margarete Fernandes de Sousa, Abniza Pontes de Barros Leal , Maria Ednilza Oliveira Moreira
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