Fotografia e poesia na escola: uma prática de letramento literário
Mots-clés :
ProfLetras, Leitura, Escrita, PoemaRésumé
O presente artigo apresenta um projeto de letramento literário realizado durante a disciplina Alfabetização e Letramento, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no ano de 2015, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com este trabalho, compartilhamos, com outros docentes, as atividades implementadas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual de Fortaleza/CE, as quais objetivaram proporcionar práticas sociais de leitura e escrita, por meio da relação entre imagem e texto verbal, mais especificamente, entre fotografia e poema. Para tanto, Soares (1998), Lajolo (2005), Kleiman (2005, 2008), Sorrenti (2009), Street (2012), Candido (2012) e Cosson (2015) fundamentaram teórico-metodologicamente a prática de letramento desenvolvida e nos auxiliaram a compreender essa vivência criativa e significativa na vida dos estudantes e da professora-pesquisadora.
Téléchargements
Références
ANDRADE, C. D. de. A educação do ser poético. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1974. Disponível em: https://www.contioutra.com/a-educacao-do-ser-poetico-por-carlos-drummond-de-andrade/. Acesso em: nov. 2019.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 81-89, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: mai. 2015.
COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 173-187, jun. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: nov. 2019.
FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Português nos dias de hoje, 9º ano. São Paulo: Leya, 2012.
KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL. UNICAMP, 2005.
KLEIMAN, A. B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf. Acesso em: mai. 2015.
KOSSOY, B. Fotografia & história. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2005.
MONTENEGRO, Valéria Batista Costa. Letramentos e multimodalidade: o Facebook como uma ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Letras). Mossoró/RN, 2015. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/profletras-mossoro-dissertacoes/arquivos/3621vala%E2%80%B0ria_batista_costa_montenegro.pdf . Acesso em: 15 nov. 2019.
OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2014.
ROJO, R. Letramento escolar, resultados e problemas: o insucesso escolar no Brasil do século XXI. In: ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 27-39.
ROJO, R. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: Magalhães, I. (org.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012, p. 69-92.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Adriana dos Santos Pereira 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.