Faça o que eu digo e faça o que eu faço: reflexões teóricas sobre estratégias da argumentação

Autores

  • Leusa Cristina Bezerra dos Santos Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Palavras-chave:

Argumentação, Convencimento, Persuasão

Resumo

Este artigo discute no campo teórico algumas estratégias argumentativas para alcançar os objetivos centrais de toda argumentação: o convencimento e a persuasão. Recorremos a Perelman e Tyteca (2005) e Garcia (1995) para a discussão sobre audiências e argumentações formais e informais. A Carraher (1983) vinculamos a discussão sobre a necessidade do senso crí­tico necessário diante de toda argumentação. Charaudeau (2006) utilizamos sua contribuição ao tratar sobre a articulação entre a emoção e a verdade nas argumentações jornalí­sticas e publicitárias. Pretendemos, com esse trabalho, encaminhar uma reflexão sobre como repousam subliminarmente as estratégias argumentativas e de que forma podem lograr êxito perante suas audiências.

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Referências

CARRAHER, D. W. Senso crí­tico. Do dia a dia í s ciências humanas. 6.ed. São Paulo: Pioneira, 1983.
CHARAUDEAU, P. O discurso das mí­dias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. 16. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1995.
PERELMAN & TYTECA, C.; OLBRECHTS-TYTECA; L. Tratado da argumentação. A Nova Retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

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Publicado

2015-12-05

Como Citar

SANTOS, L. C. B. dos . Faça o que eu digo e faça o que eu faço: reflexões teóricas sobre estratégias da argumentação. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 106–119, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1351. Acesso em: 5 nov. 2024.