Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras
Palavras-chave:
Universidade Aberta do Brasil, Educação a Distância, crenças discentesResumo
Este artigo tem como objetivos levantar e analisar crenças de discentes recém-ingressos em um curso da modalidade a distância no sudeste do país, relativas à própria modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa da área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo, com metodologia de análise de dados pautada na Análise de Conteúdo (BARDIN 2010). Como referencial teórico, dando suporte à definição de crenças, traz Barcelos (1995, 2007) e Borg (2001). Discorre, brevemente, sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa através do qual é ofertado o curso em pauta e elenca trabalhos anteriores que versam sobre crenças e Educação a Distância (EaD). Em seguida, agrupa excertos discentes através dos quais foram analisadas crenças recorrentes sobre a modalidade de ensino. Conclui percebendo que as crenças discentes podem ser entraves ao êxito do aluno desta modalidade de ensino, devendo ser pensada e discutida especialmente nos cursos de licenciatura. Além disso, aponta para que novos estudos sejam realizados com foco nas crenças discentes e também buscando crenças de egressos e de evadidos da EaD a fim de que problemas inerentes à modalidade sejam mais bem pensados e de que o desenho que se dá à EaD hoje via UAB seja talvez remodelado.
Downloads
Referências
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010 Linguistics, 19:254-272.
BORG, M. Teacher's Beliefs. ELT Journal, 55 (2). Oxford, 2001. Disponível em <http://eltj.oxfordjournals.org/content/55/2/186.full.pdf> Acesso em: 17 ago. 2016.
BRASIL. Portal da Capes. UAB: O que é? Disponível em <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18> Acesso em: 03 jan. 2015.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 1.
CRUVINEL, R. C. Ensino a distância na pós-graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguística aplicada. 2011, 208 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa – teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LIMA, J. M; SILVA, C. V. A. P; PAIVA, C, M. Autonomia em educação a distância: relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da UFPBvirtual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA, 16, 2010, Foz do Iguaçu. Anais (on-line). Doz do Iguaçu: Abed, 2010. P. 1-10. Disponível em
< http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf> Acesso em: 02 jan. 2015.
MACHADO, P. R. A. C. Crenças e competências docentes em EAD em um contexto de formação de professores de língua espanhola. 2011. 170 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
OLIVEIRA, J. R. G.; NUNES, M, M. Sobre a autonomia do estudante na educação a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMíDIA PARA APRENDIZAGEM, 5, 2011, Pelotas. Anais 5º Conhapa, Florianópolis: CCE/UFSC, 2011, p. 1-9 Disponível em <http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2011/papers/64.pdf> Acesso em: 07 mai. 2016.
RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA LOPES, L.P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
SERAFINI, A. M. S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Revista Educação em foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 61-82 jul./out. 2012 Disponível em <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo-031.pdf> Acesso em: 17 ago. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.