Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras

Autores

  • Lí­via Letí­cia Zanier Gomes Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Palavras-chave:

Universidade Aberta do Brasil, Educação a Distância, crenças discentes

Resumo

Este artigo tem como objetivos levantar e analisar crenças de discentes recém-ingressos em um curso da modalidade a distância no sudeste do paí­s, relativas à própria modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa da área da Linguí­stica Aplicada, de caráter qualitativo, com metodologia de análise de dados pautada na Análise de Conteúdo (BARDIN 2010). Como referencial teórico, dando suporte à definição de crenças, traz Barcelos (1995, 2007) e Borg (2001). Discorre, brevemente, sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa através do qual é ofertado o curso em pauta e elenca trabalhos anteriores que versam sobre crenças e Educação a Distância (EaD). Em seguida, agrupa excertos discentes através dos quais foram analisadas crenças recorrentes sobre a modalidade de ensino. Conclui percebendo que as crenças discentes podem ser entraves ao êxito do aluno desta modalidade de ensino, devendo ser pensada e discutida especialmente nos cursos de licenciatura. Além disso, aponta para que novos estudos sejam realizados com foco nas crenças discentes e também buscando crenças de egressos e de evadidos da EaD a fim de que problemas inerentes à modalidade sejam mais bem pensados e de que o desenho que se dá à EaD hoje via UAB seja talvez remodelado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender lí­ngua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de lí­nguas. Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010 Linguistics, 19:254-272.

BORG, M. Teacher's Beliefs. ELT Journal, 55 (2). Oxford, 2001. Disponí­vel em <http://eltj.oxfordjournals.org/content/55/2/186.full.pdf> Acesso em: 17 ago. 2016.

BRASIL. Portal da Capes. UAB: O que é? Disponí­vel em <http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18> Acesso em: 03 jan. 2015.

BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasí­lia, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 1.

CRUVINEL, R. C. Ensino a distância na pós-graduação: investigando experiências e crenças de mestrandos em linguí­stica aplicada. 2011, 208 f. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica Aplicada). Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2011.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa – teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LIMA, J. M; SILVA, C. V. A. P; PAIVA, C, M. Autonomia em educação a distância: relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da UFPBvirtual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇíO A DISTÂNCIA, 16, 2010, Foz do Iguaçu. Anais (on-line). Doz do Iguaçu: Abed, 2010. P. 1-10. Disponí­vel em

< http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf> Acesso em: 02 jan. 2015.

MACHADO, P. R. A. C. Crenças e competências docentes em EAD em um contexto de formação de professores de lí­ngua espanhola. 2011. 170 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguí­stica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

OLIVEIRA, J. R. G.; NUNES, M, M. Sobre a autonomia do estudante na educação a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMíDIA PARA APRENDIZAGEM, 5, 2011, Pelotas. Anais 5º Conhapa, Florianópolis: CCE/UFSC, 2011, p. 1-9 Disponí­vel em <http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2011/papers/64.pdf> Acesso em: 07 mai. 2016.

RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguí­stica Aplicada. In: MOITA LOPES, L.P. (org.) Por uma linguí­stica aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SERAFINI, A. M. S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Revista Educação em foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 61-82 jul./out. 2012 Disponí­vel em <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo-031.pdf> Acesso em: 17 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

GOMES, L. L. Z. . Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 175–194, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1440. Acesso em: 23 nov. 2024.