Crenças em EAD: o olhar de alunos ingressantes de um curso de Letras
Palabras clave:
Universidade Aberta do Brasil, Educação a Distância, crenças discentesResumen
Este artigo tem como objetivos levantar e analisar crenças de discentes recém-ingressos em um curso da modalidade a distância no sudeste do país, relativas à própria modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa da área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo, com metodologia de análise de dados pautada na Análise de Conteúdo (BARDIN 2010). Como referencial teórico, dando suporte à definição de crenças, traz Barcelos (1995, 2007) e Borg (2001). Discorre, brevemente, sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa através do qual é ofertado o curso em pauta e elenca trabalhos anteriores que versam sobre crenças e Educação a Distância (EaD). Em seguida, agrupa excertos discentes através dos quais foram analisadas crenças recorrentes sobre a modalidade de ensino. Conclui percebendo que as crenças discentes podem ser entraves ao êxito do aluno desta modalidade de ensino, devendo ser pensada e discutida especialmente nos cursos de licenciatura. Além disso, aponta para que novos estudos sejam realizados com foco nas crenças discentes e também buscando crenças de egressos e de evadidos da EaD a fim de que problemas inerentes à modalidade sejam mais bem pensados e de que o desenho que se dá à EaD hoje via UAB seja talvez remodelado.
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Citas
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