O uso de videogames como textos na sala de aula: um olhar pelas lentes da abordagem multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02205

Palavras-chave:

Multiletramentos, Tecnologia, Games, Aprendizagem de Língua Inglesa

Resumo

O uso de jogos de videogame está presente no cotidiano das pessoas de diversas faixas etárias e também no contexto escolar por meio das tecnologias como o celular. Com o objetivo de associar atividades por intermédio dessa mídia digital e o ensino de língua estrangeira, este trabalho investiga a interação por meio da leitura e as contribuições que os games de plataforma podem proporcionar aos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. A partir das contribuições de Kress (2010), Cope, Kalantzis (2008, 2009), Grupo de Nova Londres (1996, 2000), Gee (2003), Machin (2007) e Pérez-Latorre et al. (2016), abordamos a formação do indivíduo aberto aos novos conhecimentos e baseamo-nos em um dos quatro níveis do modelo de análise para o estudo dos videogames como textos: a dimensão ludonarrativa. Os resultados revelam que a interação por meio do jogo como ferramenta pedagógica dialoga com outras interfaces semióticas, proporcionando uma postura mais crítica e reflexiva na composição textual da narrativa do game.

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Biografia do Autor

Celia Nunes Pereira Borges, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES))

Docente da rede pública da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Zaíra Bomfante dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2022-08-17

Como Citar

BORGES, C. N. P.; SANTOS , Z. B. dos. O uso de videogames como textos na sala de aula: um olhar pelas lentes da abordagem multimodal. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02205, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02205. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3840. Acesso em: 4 dez. 2024.