O stadiume o punctumde Neil Gaiman: a busca de si na fotografia do outro
Palavras-chave:
Ensaio, Fotografia, SubjetividadeResumo
O objetivo deste artigo é analisar o ensaio pessoal "A Wilderness of Mirrors" do autor Neil Gaiman, o qual trata da relação do autor com fotografias antigas de sua família, bem como fotografias de celebridades falecidas. Há uma tentativa de se descobrir através das fotos de outrem, de se encontrar nas imagens dos outros; ele busca encontrar uma resposta para quem ele é e quem ele é em relação aos outros. A análise aqui proposta visa observar de que maneira ocorre a construção da subjetividade do autor a partir das fotos que contempla e quais são os aspectos que chamam sua atenção. Partiremos, principalmente, dos princípios de spectrum e punctum, conforme propostos por Roland Barthes, bem como a relação do sujeito com o Outro tendo em vista os postulados de Octavio Paz.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A câmara clara. Tradução de Júlio Castanõn. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
______. A preparação do romance I. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, M. A escrita de si. In: O que é um autor? Tradução de Antonio Cascais. Lisboa: Passagens. 1992, p. 29-160.
GAIMAN, N. The View from the Cheap Seats: Selected Nonfiction. Nova York: Harper Collins Publishers, 2016.
______. A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch. Tradução de Ludimila Hasimoto. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.
LONG, R. Remembering the Dead: Narratives of Childhood. In: PRESCOTT, T. Neil Gaiman in the 21st Century. Jefferson: McFarland & COmpany, Inc. Publishers, 2015.
MONTAIGNE, M. Ensaios. Tradução de Sério Milliet. São Paulo: Editora 34, 2016.
PAVIANI, J. O ensaio como gênero textual. V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul: Universidade Federal de Caxias do Sul, 2009.
PAZ, O. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2 ed., 2014.
SANDERS, J. Of Parents and Children and Dreams in Mr. Punch and The Sandman. In:______. The Sandman Papers. Seattle: Fantagraphic Books, 2006.
SANTOS, D. B. O devaneio de Neil Gaiman: Realidade, Sonho e Potência de Agir. Revista Desenredos, Teresina, v. 7, n.25, p. 1-19, 2016.
WAGNER, H.; GOLDEN, C.; BISSETTE, S. R. Príncipe de histórias: os vários mundos de Neil Gaiman. Tradução de Santiago Nazarian. São Paulo: Geração Editorial, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.