Amor e Morte no poema Annabel Lee, de Edgar Allan Poe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02528

Palavras-chave:

Amor, Morte, Annabel Lee, Linguística Cognitiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar os processos cognitivos que podem contribuir para a conceptualização de Amor e Morte na leitura do poema Annabel Lee, de Edgar Allan Poe. As análises partiram de uma abordagem qualitativa e interpretativista e foram norteadas pelos pressupostos da Linguística Cognitiva, especificamente da Teoria da Integração Conceptual (Fauconnier; Turner, 2002), e da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980). Assim, ao considerar as metáforas e a mesclagem conceptual na análise de Annabel Lee, demonstra-se que fundamentos da Linguística Cognitiva podem contribuir para a percepção de quais processos cognitivos subjacentes são acionados e podem colaborar com a interpretação de textos poéticos, sendo, por conseguinte, relevantes para uma melhor contemplação da expressividade dos versos do poema.

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Biografia do Autor

Leonardo Jovelino Almeida de Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre e doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Língua Inglesa, Redação e Literatura na rede particular de ensino do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Cognição, sociedade e cultura: inter-relações e desdobramentos sociais, morais e éticos.

Referências

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Publicado

27-11-2025

Como Citar

LIMA, Leonardo Jovelino Almeida de. Amor e Morte no poema Annabel Lee, de Edgar Allan Poe. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02528, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02528. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7061. Acesso em: 5 dez. 2025.

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