Os tempos verbais no gênero conto popular em produções textuais de 6º ano

Autores/as

  • Flávia Cristina Candido de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Tempos verbais, Gênero de natureza narrativa, Prosa escolar

Resumen

A pesquisa ora em foco tem como objetivo analisar o uso dos tempos verbais em produções textuais de alunos de 6º ano do ensino fundamental II, no gênero conto popular. Para isso, inicialmente, comparou-se as propostas de Adam e de Bronckart, no sentido de identificar e analisar, através dessas propostas, as categorias de análise acerca dos tempos verbais estudados por esses teóricos. O corpus da pesquisa é constituí­do de quarenta e duas produções textuais de alunos oriundos de uma escola privada em Fortaleza. Cada aluno participante da pesquisa produziu dois textos, uma produção inicial (PI) e uma produção final (PF) e, como metodologia, utilizou-se a Sequência Didática de Schneuwly; Dolz (2004). Tomou-se por base, inicialmente, para a compreensão dos tempos da narrativa, estudos anteriores de dois renomados teóricos – Benveniste (2005) e Weinrich (1968) –, porém este trabalho delineia-se à luz de Adam (1997; 2008) e de Bronckart (2007). A análise dos dados revelou que os discentes constroem o texto narrativo utilizando-se dos tempos verbais adequados – pretérito perfeito e pretérito imperfeito, embora não compreendam ou desconheçam, quando se trata do texto escrito, que esses tempos podem ser utilizados em outros gêneros de natureza narrativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAM, J.-M.; REVAZ, F. A análise da narrativa. Tradução Maria Adelaide Coelho da Silva e Maria de Fátima Aguiar. Lisboa: Gradiva, 1997.

ADAM, J.-M. A linguí­stica textual: introdução í análise textual dos discursos. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues et al. São Paulo: Cortez, 2008.

BALTAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do Sul – RS: Educs, 2004. p. 43-94.

BENVENISTE, E. As relações de tempo no verbo francês. In: Problemas de linguí­stica geral I. Tradução Maria Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas – SP: Pontes, 2005. p. 260-276.

BONINI, A. A noção de sequência textual na análise pragmático-textual de Jean- Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. p. 208-236.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

MIRANDA, F. Os tipos de discurso em debate. In: GUIMARíES, A. M. de M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (Org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. p. 161-166.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo, Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

WEINRICH, H. Estructura y función de los tiempos en lenguaje. Madrid: Gredos, 1968.

Publicado

2012-06-10

Cómo citar

OLIVEIRA, F. C. C. de . Os tempos verbais no gênero conto popular em produções textuais de 6º ano. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57–76, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores