Objeto de aprendizagem: de leitor a autor - uma proposta pedagógica para a criação de minicontos multimodais

Autores/as

  • Edleide Santos Roza Colégio Estadual Dr. Osman Hora Fontes (CEDOHF)
  • Ângela Maria de Araújo Menezes Centro de Referência para Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa

Palabras clave:

Objeto de aprendizagem, Multimodalidade, Miniconto multimodal

Resumen

O campo das inovações tecnológicas vem influenciando significativamente a forma de as pessoas interagirem e aprenderem, estimulando a criação de diversos recursos educacionais, dentre ele, os objetos de aprendizagem. Este texto tem por finalidade apresentar o miniconto multimodal A vida é mesmo assim..., objeto de aprendizagem elaborado pelos alunos da turma B, do 8º ano, 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), do Centro de Referência para Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, instituição de ensino da rede estadual, situado no municí­pio de Aracaju, estado de Sergipe. Fundamentada na perspectiva sociointeracional e cognitiva de aprendizagem, partindo das ideias de Vygotsky (2000) e de Bakhtin (2010), foi elaborada uma sequência didática objetivando produzir minicontos multimodais através do aplicativo "VivaVí­deo", utilizando-se de imagens, sons e linguagem verbal na construção de uma sequência narrativa. A metodologia utilizada resultou na produção do referido miniconto e favoreceu aos alunos a compreensão do gênero, bem como a prática de letramentos múltiplos.

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Publicado

2019-04-05

Cómo citar

ROZA, E. S. .; MENEZES, Ângela M. de A. . Objeto de aprendizagem: de leitor a autor - uma proposta pedagógica para a criação de minicontos multimodais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 105–123, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/556. Acesso em: 20 sep. 2024.