Gênero textual tira em sala de aula

Auteurs

  • Maryam Priscilla Silva Akahoshi Universidade Taubaté (Unitau)

Mots-clés :

Gênero Discursivo, Tira, Sequência didática

Résumé

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) abordam a necessidade de exposição à diversidade de gêneros de circulação social, como um dos princí­pios básicos do ensino de lí­ngua materna. O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa elaborar uma sequência didática destinada aos professores de Lí­ngua Portuguesa, tanto do Ensino Fundamental como do Médio, com informações que os auxiliem na procura por alternativas para o ensino de leitura de tiras, especificamente as da personagem Mafalda. Teve como ponto de partida observar alguns professores que se queixam das dificuldades de leitura e interpretação das tiras por parte dos alunos, muitas vezes, eles próprios admitem ter falta de conhecimentos e dúvidas quanto à didática de trabalho com o gênero. A metodologia baseia-se na análise de algumas tiras, de acordo com categorias estabelecidas na fundamentação teórica, levantando algumas questões que servirão de modelo para ativação do conhecimento prévio do aluno a respeito das tiras da Mafalda. O resultado auxilia o docente a nortear essa leitura de tiras e a oferecer também a esse professor subsí­dios para que possa planejar atividades de trabalho utilizando o gênero tira, em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, M. da C. de. Do casulo, a borboleta. In: Ensaios de Complexidade. Natal: EDUFRN, 1997.

BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.

BENJAMIM, W. Obras escolhidas. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Vol. I).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Lí­ngua Portuguesa. Brasí­lia, 1998.BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasí­lia: MEC, SEB; Inep, 2008.

CARVALHO, M. S. M. O gênero Tira em atividades de leitura em sala de aula. 2008. Dissertação. (Mestrado em Linguí­stica Aplicada). Taubaté: Universidade de Taubaté, 2008.

DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. Gêneros Textuais e Ensino. 2º ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

DIONíSIO, Ângela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDEZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 159 – 177.

FRANCASTEL, P. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982.

KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, Ingedore V., ELIAS, Vanda M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LOPES-ROSSI, Maria A. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In: LOPES-ROSSI, Maria A. G. (Org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral, 2002.

LOPES-ROSSI, Maria A. G. A abordagem sociocognitiva de leitura e o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de gêneros discursivos nas aulas de lí­ngua portuguesa. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não publicado)

LOPES-ROSSI, Maria A. G. et al. Procedimentos para a leitura de tiras e histórias em quadrinho. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não publicado.)

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

NEIVA JÚNIOR, E. Imagem, história e semiótica. Anais do museu Paulista (nova série), n-1, 1993.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio. Campinas: Editora UNICAMP, 1992.

QUINO. Toda Mafalda. 11ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.

VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos: seu papel na indústria de comunicação de massa. São Paulo, 1985. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. 1985.

Téléchargements

Publiée

2012-12-05

Comment citer

AKAHOSHI, M. P. S. . Gênero textual tira em sala de aula. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 254–271, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1259. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos da Graduação