Gênero textual tira em sala de aula
Mots-clés :
Gênero Discursivo, Tira, Sequência didáticaRésumé
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) abordam a necessidade de exposição à diversidade de gêneros de circulação social, como um dos princípios básicos do ensino de língua materna. O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa elaborar uma sequência didática destinada aos professores de Língua Portuguesa, tanto do Ensino Fundamental como do Médio, com informações que os auxiliem na procura por alternativas para o ensino de leitura de tiras, especificamente as da personagem Mafalda. Teve como ponto de partida observar alguns professores que se queixam das dificuldades de leitura e interpretação das tiras por parte dos alunos, muitas vezes, eles próprios admitem ter falta de conhecimentos e dúvidas quanto à didática de trabalho com o gênero. A metodologia baseia-se na análise de algumas tiras, de acordo com categorias estabelecidas na fundamentação teórica, levantando algumas questões que servirão de modelo para ativação do conhecimento prévio do aluno a respeito das tiras da Mafalda. O resultado auxilia o docente a nortear essa leitura de tiras e a oferecer também a esse professor subsídios para que possa planejar atividades de trabalho utilizando o gênero tira, em sala de aula.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. da C. de. Do casulo, a borboleta. In: Ensaios de Complexidade. Natal: EDUFRN, 1997.
BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005.
BENJAMIM, W. Obras escolhidas. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Vol. I).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1998.BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.
CARVALHO, M. S. M. O gênero Tira em atividades de leitura em sala de aula. 2008. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Taubaté: Universidade de Taubaté, 2008.
DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. Gêneros Textuais e Ensino. 2º ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
DIONíSIO, Ângela Paiva. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDEZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino. Palmas e União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 159 – 177.
FRANCASTEL, P. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982.
KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
KOCH, Ingedore V., ELIAS, Vanda M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
LOPES-ROSSI, Maria A. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In: LOPES-ROSSI, Maria A. G. (Org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral, 2002.
LOPES-ROSSI, Maria A. G. A abordagem sociocognitiva de leitura e o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não publicado)
LOPES-ROSSI, Maria A. G. et al. Procedimentos para a leitura de tiras e histórias em quadrinho. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não publicado.)
MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
NEIVA JÚNIOR, E. Imagem, história e semiótica. Anais do museu Paulista (nova série), n-1, 1993.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio. Campinas: Editora UNICAMP, 1992.
QUINO. Toda Mafalda. 11ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos: seu papel na indústria de comunicação de massa. São Paulo, 1985. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. 1985.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.