O significado simbólico das habilidades letradas na EJA: da escolarização ao social

Auteurs

  • Diego Borges de Carvalho Universidade de Brasí­lia (UnB)
  • Rosineide Magalhães de Sousa Universidade de Brasí­lia (UnB)

Mots-clés :

Letramento, EJA, Pesquisa Etnográfica, Capital Simbólico

Résumé

O objetivo deste trabalho foi levantar reflexões acerca de práticas de letramento em sala de aula, a partir do ensino de lí­ngua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançando o foco no estudante. Por meio de orientação etnográfica, dentro do que nos propõe a pesquisa qualitativa, utilizamos como recursos metodológicos para a geração de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Apoiamo-nos, teoricamente, nos estudos mais recentes do Letramento como Prática Social e em concepções teóricas postuladas por Bourdieu. A partir dos dados, foi possí­vel constatar a importância, o significado simbólico e o valor que os colaboradores atribuem í s habilidades letradas, desenvolvidas a partir do processo de escolarização. Para alguns, os conhecimentos produzidos na escola servem para atender a necessidades mais subjetivas e pontuais, como auxiliar os netos em atividades escolares. Para outros, esses conhecimentos são oportunidades de transformar as suas realidades e representam ações de natureza mais social, como por exemplo ascender economicamente a partir da continuidade aos estudos.

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Publiée

2019-12-20

Comment citer

CARVALHO, D. B. de; SOUSA, R. M. de . O significado simbólico das habilidades letradas na EJA: da escolarização ao social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 120–139, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/524. Acesso em: 21 nov. 2024.