O perfil multimodal do editorial de revista

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Autores

  • Francisco Roberto da Silva Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Multimodalidade discursiva, Editorial de revista, Perfil multimodal

Resumo

Tendo como base as teorias em torno da multimodalidade discursiva, com destaque para Kress & van Leeuwen (2006), buscamos analisar os elementos visuais utilizados em editoriais de revistas de grande circulação nacional, ou seja, a Época, a Veja e a Istoé, tentando perceber de que maneira tais elementos compõem o arranjo genérico desses textos e corroboram na consolidação de seus propósitos comunicativos. O corpus compreende um total de 18 editoriais, sendo 6 de cada uma das revistas supracitadas. Os resultados mostram que os suportes investigados, ou seja, Época, Veja e Istoé, constituem para seus respectivos editoriais uma espécie de padronização no uso dos recursos multimodais que os compõem. Esses modelos diferem de uma revista para outra e podem ser mais rí­gidos (como na Veja e na Istoé) ou mais plásticos (como na Época). Observa-se também que, apesar de seguirem modelos distintos, os editoriais dos diferentes suportes pesquisados apresentam muitos recursos multimodais comuns entre si, o que pode evidenciar a existência de um padrão multimodal global do gênero editorial de revista. O uso de signos não-linguí­sticos atrelados ao texto escrito torna esse gênero, a nosso ver, mais informativo e atraente, além de fazer com que o processo de leitura se transforme em uma atividade cognitiva mais complexa e desafiadora para o leitor.

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Referências

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Publicado

2012-07-27

Como Citar

SANTOS, F. R. da S. . O perfil multimodal do editorial de revista: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 182–203, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1150. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

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